São Domingos de Gusmão

08_de_agosto.Domingos_de_Gusmão

Sobre São Domingos de Gusmão

São Domingos de Gusmão (1170-1221), “nobre espanhol, contemporâneo de São Francisco de Assis, fundou a Ordem dos Pregadores ou Dominicanos, dedicando-se, como devoto à Virgem, à divulgação do Santo Rosário. São Domingos é considerado o maior promotor da reforma eclesiástica do século XIII.Conta-se que a mãe de São Domingos, certa vez, teve a visão de um cão levando uma tocha acesa entre os dentes. O cão significava a vigilância, e a tocha, a palavra de São Domingos que acenderia o amor de Cristo nas almas. São Domingos foi canonizado em 1234. Representado vestindo hábito dominicano – túnica e escapulário brancos, capa e capuz pretos, cores que simbolizam a pureza e a penitência. Seus atributos são um livro, um rio, a igreja em miniatura, uma estrela vermelha, um cão – Domini Canis ou Cão do Senhor, com tocha acesa na boca, um globo e o rosário. Noutras representações, traz às mãos o estandarte com o escudo da Ordem que fundou, e a Cruz de Lorena.” (1)

Sobre a escultura

“A escultura religiosa (foto), de pequeno porte, representando São Domingos de Gusmão, confeccionada em madeira (cedro) entalhada, policromada e dourada. Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal, com cabelos castanhos em tonsura, orelhas aparentes, e testa larga. Apresenta olhos pretos de vidro, nariz pequeno, rosto oval, bochechas rosadas, carnação em tons bege e róseo (repintura), e boca pequena fechada com lábios em tom vermelho. Traja túnica bege com frisos nos tons preto e vermelho, com panejamento pouco movimentado, sobreposta por manto preto com capuz, ornado pro motivos florais e fitomorfos em dourado, na técnica do esgrafito. Braço esquerdo flexionado lateralmente e braço direito segurando livro de capa vermelha e folhas amarelas. Pés calçados com sapatos pretos, tendo o pé esquerdo levemente voltado para trás. Escultura apoiada sobre base octogonal, pintada em marmorizado nos tons marrom claro, vermelho e bege.” (2)

Saiba mais sobre o acervo museológico do Museu do Diamante/Ibram!

Referências Bibliográficas

1. CUNHA, Maria José Assunção da. Iconografia Cristã. Ed. UFOP/ IPAC, Ouro Preto, 1993. Pág.75.
  2. Ficha de Identificação e Inventário Museológico do Museu do Diamante/Ibram.