Exposição “Para além dos diamantes: o coco e ouro em Diamantina”

Coco e ouro

Na Exposição “Para além dos diamantes: o coco e ouro em Diamantina”, as artistas Raquel Galiciolli e Elisa Grossi Fabrino nos brindam com seus olhares sobre a indústria joalheira em Diamantina, que se desenvolveu, sobretudo, a partir de meados do século XIX, quando o comércio de diamantes já se encontrava ameaçado pela descoberta das minas africanas.

Nesse contexto, os artífices diamantinenses (lapidários, ourives, entre outros) desenvolveram uma joalheria local que se destacou pela qualidade e beleza de seus produtos. As joias em coco e ouro, que unem o refinamento da ourivesaria à rusticidade do coco, e que tiveram no Sr. Antônio Pádua um dos grandes mestres e divulgador, tornam-se assim um produto único da indústria local e nacional, e um patrimônio significativo da cidade de Diamantina.

As joias de Coco e Ouro são preciosas por serem originárias de misturas, assim como o povo Brasileiro tão bem compreendido e estudado por Darcy Ribeiro.

No rumo de tornar seu trabalho dinâmico sem ser industrial, Elisa Grossi Fabrino dispõe seus ESTAMPOEMAS para o Diálogo com a fotografia de Raquel Galiciolli.

ESTAMPOEMAS SÃO QUADROS DE VESTIR que narram trajetórias que permeiam o pensamento coletivo e as dualidades presentes no nosso consciente e inconsciente, e, para o presente cortejo, a inspiração de Elisa recai sobre pensamento de Darcy Ribeiro, se alia às fotos de Raquel Galiciolli que mostram as mãos do artífice Toninho Pádua e suas significativas joias de Coco e Ouro.

O conceito destes quadros, que saem da parede para vestir humanos e passear pelas Capistranas de Diamantina, mostra que todos os Brasileiros são como as joias de Coco e Ouro. “Todos nós brasileiros, somos por igual” Coco, Ouro, Diamantes …

Exposição: “Para além dos diamantes: o coco e ouro em Diamantina
Fotografias de Raquel Galiciolli e Estampoemas de Elisa Grossi
Período: 01 a 13 de outubro de 2019