“Garimpando no Museu: Práticas e saberes do mundo da mineração”

Garimpando no Museu (3)

O garimpo é uma atividade centenária na cidade de Diamantina e remonta oficialmente ao início do século XVIII. A prática do garimpo, a estrutura social, econômica, todos os meandros da vida na terra dos diamantes foram temas das narrativas dos viajantes naturalistas estrangeiros, memorialistas e autores contemporâneos. Atualmente, após mais de dois séculos de início da atividade oficial na região de Diamantina/MG, ele ainda é, praticado, possibilitando a extração de ouro, diamante e quartzo [cristal].

Os garimpeiros dedicados à histórica extração do diamante na região descendem de uma conjuntura sócio-econômica originada no século XVIII, conjuntura esta imersa na resistência à tirania e na luta por liberdade.

A Oficina “Garimpando no Museu: Práticas e saberes do mundo da mineração” tem por objetivo encenar essas práticas e disseminar os saberes e memórias dos garimpeiros.

O evento, voltado para o público escolar, será ministrado por Belmiro Luiz Nascimento, do Garimpo Real.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas mediante agendamento prévio pelo e-mail md.educativo@museus.gov.br ou pelo telefone 38 3531-1382.

Data: 10/04/2018

Horário: 14h às 16h