Eventos realizados pelo Edital “Ocupa Museu do Diamante/Ibram”

O Museu do Diamante/Ibram, enquanto instituição pública, visando cumprir sua função social e se conectar às diversidades culturais da sociedade, abriu suas portas à comunidade para o desenvolvimento de projetos e ações culturais com a publicação em fevereiro de 2018 o Edital de Seleção Pública que buscou o credenciamento para permissão de uso dos espaços: sala de exposição temporária (sala Multiuso), Deck e pátio interno, denominado “Ocupa Museu do Diamante/Ibram”.

A análise e habilitação das propostas foi realizada pela Comissão Organizadora do edital que tornou público em publicação no Diário Oficial de 10 de abril de 2018, o resultado com os projetos selecionados.

Os contemplados foram:

  • Evento: A Cultura Popular- Roda de conversa e Exposição – proposta do Robson Gomes de Brito

Realizado dia 13 de abril de 2018, o evento contou com uma roda de conversa com Rosália Diogo, gestora do Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional de Lagoa do Nado e com o artista plástico Marcial Ávila, que realizou a exposição “Candaces – Mulheres de Poder”.

cartazROBSON

  • EXPOSIÇÃO ”EN[,]UADROS” com desenhos personalizados da desenhista Aurélia Cruz

Artistas homenageados: Raquel Galiciolli e Marcelo Brant
A exposição trouxe enquadradas no papel as faces de pessoas diferentes com alegrias múltiplas, que escolheram sua melhor foto para ser transformada pelas mãos da desenhista Aurélia Cruz em riscos únicos.
Abertura: 01 de agosto, às 19h (com apresentação de Joyce Santos)
Ficou em cartaz até 18 de agosto
Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu do Diamante/Ibram
Rua Direita, 14 – centro – Diamantina/MG

Exposição EN[,]UADROS

  • Exposição “Tapetes Arraiolos” e oficina com apresentação das técnicas artesanais para confecção dos tapetes, com artesã Vânia Salis

Aconteceu de 31 de agosto a 30 de setembro de 2018, com a realização da oficina no período de 25 a 30 de setembro.
O evento apresentou a arte da tapeçaria arraiola datada do século XVII. A técnica foi atribuída aos mouros que expandiram a tapeçaria arraiola na vila portuguesa de Arraiolos, situada no Distrito de Évora, região Alentejo.

Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu do Diamante/Ibram
Rua Direita, 14 – centro – Diamantina/MG

40365482_1848833135212625_2161468765890412544_n

  •  Exposição “Meus Diamantes”, com Gracíola Rodrigues

Aberta para visitação no período de 12 a 30 de outubro, a exposição foi motivada pelo inquietante passado da cidade de Diamantina/MG, onde Gracíola Rodrigues trouxe – por meio de desenhos, pinturas, esculturas e instalações, conceitos poéticos, a criação pictórica da artista e sua vivência com este universo memorial de uma cidade diamantífera, numa linguagem poética, visual e contemporânea.

Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu do Diamante/Ibram
Rua Direita, 14 – centro – Diamantina/MG

cartazGRACIOLA

  •  Exposição “Natividade Bordada- presépios bordados”, com Parísina Ribeiro

Será realizada a partir de 29 de novembro e ficará em cartaz até 07 de janeiro de 2019, sendo o último projeto contemplado pelo Edital Ocupa Museu do Diamante/Ibram.

A exposição  propõe uma viagem à natividade através da técnica de bordado que alia a arte têxtil, a cultura popular presente em Diamantina (MG), a memória afetiva da artista e uma homenagem ao seu avô Edson Ribeiro, construtor de presépios na família.

A artista é filha de bordadeira e alia suas memórias, dons familiares, formação acadêmica, experiências (nacional e internacional) em diversas vertentes do bordado, com ênfase no bordado livre, espontâneo, Naïf.

A Arte Naïf é uma classificação que designa artistas autodidatas que inventam um jeito pessoal de expressar suas emoções.

A exposição, contemplada pelo Edital “Ocupa Museu do Diamante/Ibram”, será aberta no dia 29/11, às 18h, no Museu do Diamante/Ibram e contará com a participação das artistas bordadeiras convidadas:
• Beatriz M. Telles – Poços de Caldas, MG
• Olinda Evangelista – Florianópolis, SC
• Vania Cardoso – Socorro, SP

A Programação
Abertura: 29/11, às 18h, com bate-papo das 19h às 20h.
Visitação: 30/11/18 a 07/01/2019, no horário de 10h às 17h.
Local: Rua Direita, 14, Centro – Diamantina/MG
Evento Gratuito

exposicaoNATIVIDADEA realização do Edital Ocupa Museu do Diamante/Ibram foi um sucesso, cumprindo o seu objetivo de aprimorar a relação entre o Museu e seus públicos, de modo a promover sua diversificação, seu crescimento numérico e incrementando sua participação e sua fidelização nas atividades da instituição. É planejamento da instituição a realização do Ocupa Museu do Diamante/Ibram 2019 e aguardamos cada vez mais uma maior e diversificada participação.

Texto/Imagens: Museu do Diamante/Ibram

Publicado em

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. (obrigatório)
  2. (email válido obrigatório)
  3. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days