Museu do Diamante/Ibram se reúne com a sociedade civil para discussão do Plano Museológico

Aconteceu na noite de ontem, 04/12, a reunião com membros da sociedade civil para apresentação e discussão da proposta de revisão do Plano Museológico do Museu do Diamante/Ibram para os próximos cinco anos.

O encontro contou com a presença do prefeito de Diamantina, Sr. Juscelino Roque; da secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Sra. Márcia Betânia Oliveira Horta; do diretor de Turismo de Diamantina, Sr. Alberis Mafra; do presidente da Associação Comercial e Industrial de Diamantina, Sr. Cândido Aparecido Santos; do representante da Mitra Arquidiocese, Cônego Manuel Quitério de Azevedo; do representante do Parque Estadual do Biribiri, Sr. Antônio Ap. Alves Afonso; além dos artistas diamantinenses: Sra. Parísina Ribeiro; Sr. Marcelo Brant e Sra. Graciola Rodrigues.

O Plano Museológico do Museu do Diamante foi elaborado em cumprimento ao disposto no Estatuto dos Museus e visando atender aos eixos estruturadores da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM.

O Plano Museológico é elaborado com a finalidade de orientar a gestão do museu e estimular a articulação entre os diversos setores de funcionamento, tanto no aprimoramento das instituições museológicas já existentes, quanto na criação de novos museus. Essa ferramenta de planejamento estratégico deve ordenar e priorizar as ações a serem desenvolvidas pelo museu para o cumprimento da sua função social e constituir-se como um documento museológico que baliza a trajetória do museu.

Texto: Ascom MD

Reunião de apresentação do Plano Museológico do Museu do Diamante - Foto: Alberis Mafra

Reunião de apresentação do Plano Museológico do Museu do Diamante – Foto: Alberis Mafra