Oficina de Renda Renascença de 19 a 21/09/2016

Durante a 10ª Primavera dos Museus do Museu do Diamante acontecerá uma oficina gratuita de Renda Renascença.

Através de uma parceria com o grupo Mães que Bordam, aconteceu no Museu do Diamante no dia 22/07/2016 o Encontro “Cantos de Trabalho: tecer, bordar, fiar e rendar”, projeto de intercâmbio entre mulheres artesãs da Oca Escola Cultural, ONG localizada em Carapicuíba-SP, e mulheres artesãs de várias comunidades do Médio Vale do Jequitinhonha. O encontro foi uma apresentação do repertório de cantos praticados por mulheres de vários estados brasileiros, no exercício de fazeres manuais como tecer, fiar, bordar e rendar.

Neste encontro foi apresentado o trabalho com a Renda Renascença e a partir daí surgiu a demanda de uma oficina que ensinasse a técnica. A Renda Renascença é originária no século XVI, em Veneza, na Itália, e predomina em cidades do interior de Pernambuco. Por ser um trabalho exclusivamente artesanal e delicado, exige dom e muita habilidade. É confeccionada com agulha comum, linha e lacê de algodão.

A oficina de Renda Renascença será nos dias 19, 20 e 21/09/2016 com turmas às 9h e às 14h, no Museu do Diamante (Rua Direita, 14 – centro – Diamantina-MG).

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail  md.educativo@museus.gov.br e a preferência é por pessoas com interesse e experiência em bordado.

Cada participante deve levar para oficina uma tesoura e uma toalha de banho que servirá de rolinho para fazer a renda.

A participação é gratuita!

renda-renascencaCARTAZ

Texto: Ascom/MD