Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Diamante

Projeto EDUCAR DIAMANTINA em visita ao Museu do Diamante/Ibram

publicado: 31/10/2014 14h22, última modificação: 03/11/2022 15h48

O EDUCAR DIAMANTINA é um projeto de Educação Patrimonial que segue a metodologia proposta pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). As ações do projeto foram planejadas e desenvolvidas pela Coordenação de Patrimônio de Diamantina, com representantes das Escolas e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio e Políticas Culturais de Diamantina.

O objetivo do projeto Educar Diamantina é envolver a comunidade escolar na gestão do patrimônio, para conhecer e ampliar seu entendimento sobre aspectos que constituem o patrimônio cultural e a importância de sua preservação e conservação.

No contexto da Educação Patrimonial, o projeto foi desenvolvido em uma turma da Escola Municipal Profª. Ana Célia de Oliveira Souza e outra da Escola Municipal Doutor João Antunes de Oliveira, em Diamantina/MG. No decorrer do ano letivo foram realizadas aulas, palestras, pesquisas, redações, pinturas de telas e visitas aos bens culturais da cidade, dentre eles o Museu do Diamante/Ibram.

Confira abaixo o resultado do projeto através de histórias em quadrinhos feitas pelos alunos.