
Uma série de oito concertos em diferentes espaços da cidade, três mesas de palestras e debates, curso de órgão histórico e um espetáculo dedicado às crianças compõem a primeira edição do Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina.
Entre os dias 20 de fevereiro a 01 de março de 2015 a cidade, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, será palco de uma programação de qualidade, que visa contribuir com o desenvolvimento cultural, a formação de plateias e o diálogo tão necessário sobre as relações entre patrimônio material e patrimônio imaterial, tendo a música antiga como matéria e espaço de conhecimento, debate e fruição artística.
A proposta busca, também, densificar a utilização e divulgação de um importante patrimônio do Brasil, o órgão Almeida e Silva/Lobo de Mesquita, situado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Sua feitura, datada no século XVIII, configura um dos raros instrumentos de época construídos integralmente no Brasil, tendo sido concluída recentemente a sua restauração.
Além disso, o evento busca valorizar o patrimônio musical e histórico local, uma vez que Diamantina se caracteriza por notáveis expressões do fazer musical, como seu precioso acervo de partituras, seus toques de sinos, suas bandas musicais, os toques de seus tambores, a tradição das serestas, além dos instrumentos de casa custodiados no Museu do Diamante.
Realizado pela Lira Cultura e pelo Ministério da Cultura, e tendo como patrocinador Master o BNDES, o projeto busca favorecer o acesso ao público por meio da gratuidade das atividades e do fornecimento de transporte aos interessados, entre Belo Horizonte e a cidade de Diamantina, atendendo também os municípios localizados nesta rota.
Esperamos, com esta iniciativa, colaborar para fortalecer as políticas de educação patrimonial, de preservação, de memória e de fruição cultural, dando continuidade ao trabalho que a comunidade realiza na permanência e no desenvolvimento em torno de seus bens maiores.
Marcela Bertelli, diretora executiva
PROGRAMAÇÃO
CONCERTOS
Dia 20/02/2015: Concerto I – Domenico Zipoli: integral para órgão
Marco Brescia (BRA/ITA) – órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Horário: 20h30
Dia 21/02/2015: Concerto II – Música religiosa luso-brasileira do último quartel do séc. XVIII
Alemmares Ensemble
Rodrigo Teodoro (BRA/PRT) – contínuo e direção
Rosana Orsini (BRA/PRT) – soprano
Nerea Berraondo (ESP) – mezzosoprano
Luciano Botelho (BRA/GBR) – tenor
Pedro Ometto (BRA) – baixo-barítono
Diana Vinagre (PRT) – violoncelo
José Gomes (PRT) – fagote
Marta Vicente (PRT) – contrabaixo
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Horário: 20h30
Dia 22/02/2015: Concerto III – Música italiana para cravo
Bruno Procopio (BRA/FRA)
Local: Teatro Santa Izabel
Horário: 11h00
Dia 26/02/2015: Concerto IV – O órgão ibero-americano
Elisa Freixo (BRA) – órgão histórico
Almeida e Silva / Lobo de Mesquita
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Horário: 20h30
Dia 27/02/2015: Concerto V – Ministriles de Marsias
Josep Borràs (ESP) – baixão
Fernando Sánchez (ESP) – baixão
Javier Artigas (ESP) – órgão
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Horário: 20h30
Dia 28/02/2015: Concerto VI – Flos Carmeli
Favola d’Argo – Música Antiga
Bruno Forst (FRA/ESP) – órgão e direção
Rosana Orsini (BRA/PRT) – soprano
Nerea Berraondo (ESP) – mezzosoprano
Luciano Botelho (BRA/GBR) – tenor
Pedro Ometto (BRA) – baixo-barítono
Denys Stetsenko (UKR/PRT) – violino I
Meritxell Genís (ESP) – violino II
Núria Pujolràs (ESP) – viola
Carlos Montesinos (ESP) – violoncelo
Oriol Casadevall (ESP) – contrabaixo
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Horário: 20h30
Dia 01/03/2015: Concerto VII – Portugal e a influência italiana
João Vaz (PRT) – órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita
Local: Igreja de N. S. do Carmo
Horário: 11h00
Concerto VIII – Sinos do Tejuco
Local: Centro histórico
Horário: 16h00
CURSOS
CURSO DE INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA DO REPERTÓRIO IBÉRICO E ITALIANO (BARROCO E RENASCIMENTO)
Professores
Marco Brescia (repertório italiano) e Bruno Forst (repertório ibérico)
A oficina de interpretação histórica do repertório organístico ibérico e italiano (Renascimento e Barroco) integrada na primeira edição do Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina, com o apoio da Academia de Música Antiga de Diamantina, visa densificar a vida musical e artística de Diamantina através da especialização de músicos ativos na cidade e região – e igualmente vindos de outras regiões do país – na prática historicamente fundamentada da Música Antiga, dinamizando o uso do órgão histórico Almeida e Silva/Lobo de Mesquita (1787) da Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, um dos instrumentos mais importantes do país, recentemente restaurado segundo critérios históricos, contribuindo assim ao vigente processo de sua plena reinserção na paisagem sonora, devocional e simbólica da cidade.
Metodologia de ensino
A partir do repertório proposto (Cf. lista completa abaixo), composto integralmente por obras de tecla ibérica e italiana dos sécs. XVI e XVII – previamente selecionadas, revistas e digitadas segundo critérios históricos, a serem enviadas diretamente pelos professores –, trabalhar-se-ão os principais postulados presentes na tratadística coeva, bem como aspectos organológicos, intrinsecamente associados à interpretação historicamente fundamentada do repertório organístico.
Material didático
Estudo da tratadística histórica – El Arte de tañer fantasía de Tomás de Santa María(1565), Tratado de Glosas de Diego Ortiz (1553), Declaración de Instrumentos Musicales de Juan Bermudo (1555),Il Transilvano dialogo sopra il vero modo di sonar organi de Girolamo Diruta (1593), Passaggi per potersi essercitare nel diminuire de Riccardo Rognoni (1592), L’Arte Organica de Costanzo Antegnati (1608), Facultad Orgánica de Francisco Correa de Arauxo (1626), Escuela Música según la práctica moderna de Pablo Nassarre (1724) –, a ser realizado diretamente pelos professores junto aos alunos a partir dos fac-símiles dos respectivos tratados.
Conteúdos a serem ministrados
Digitação histórica, toque histórico, ornamentação historicamente fundamentada – quiebros(sencillo, reiterado, de mínimas), redobles, groppi, tremoli –, glosa, aire e airecillo, principais formas musicais – fantasía e tiento (de lleno, de falsas, partido, de batalla), fabordones e glosados,diferencias, versos, hinos, toccate eintonazioni, versetti, ricercari, partite, canzone, capricci –, registração histórica, fundamentos de improvisação e de contínuo.
Público alvo: organistas,cravistas e instrumentistas de tecla histórica.
Local: Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Diamantina.
Instrumento no qual se realizará a oficina: órgão histórico Almeida e Silva / Lobo de Mesquita (1787). Os alunos executantes contarão com cerca de 12 horas de estudo junto ao instrumento, repartidas entre todos nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2015.
Duração da oficina: 12 horas/aula, entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2015.
Inscrição: até o dia 23 de janeiro de 2015, através do formulário eletrônico abaixo.
Número de vagas: um máximo de 8 alunos executantes, que deverão preparar ao menos quatro obras do repertório proposto (duas italianas e duas ibéricas). Número livre de alunos ouvintes. Os resultados serão comunicados por e-mail pela organização do festival no próximo dia 24 de janeiro, quando serão igualmente enviadas as partituras em formato digital.
Custo: gratuito.
Certificação: serão emitidos certificados de participação (executantes e ouvintes) a todos os alunos que tiverem um mínimo de 8 horas de presença em classe.
PALESTRAS E DEBATES
Patrimônio Imaterial | Patrimônio Material: um diálogo necessário
Local: Casa de Chica da Silva
Dia: 21 de fevereiro
Horário: 15h00
Participação:
Corina Moreira – Departamento do Patrimônio Imaterial – IPHAN
Mary Ângela Biason – Arquivo de Música – Museu da Inconfidência de Ouro Preto
Patrimônio Imaterial | Patrimônio Material: experiências compartilhadas
Local: Casa de Chica da Silva
Dia: 22 de fevereiro
Local: 15h00
Participação:
Lílian Oliveira – Museu do Diamante – IBRAM
Chiquinho de Assis – Musicólogo e Vereador da Câmara Municipal de Ouro Preto
Rodrigo Teodoro de Paula – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – Universidade Nova de Lisboa
Patrimônio Imaterial | Patrimônio Material: o legado organário brasileiro
Local: Casa de Chica da Silva
Dia: 24 de fevereiro
Horário: 15h00
Participação:
Marco Brescia – Coordenador do restauro e organista titular do órgão histórico de Diamantina
Frédéric Desmottes – Mestre organeiro responsável pelo restauro do órgão histórico de Diamantina – Taller de Organería Hermanos Desmottes
Elisa Freixo – Coordenadora do restauro e organista titular dos órgãos históricos de Mariana e Tiradentes
Marcela Bertelli – Gestora do projeto de restauro do órgão histórico Almeida e Silva | Lobo de Mesquita de Diamantina – Lira Cultura