Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Diamante

Ação Educativa

Março – Mês da Mulher

publicado: 01/03/2020 16h39, última modificação: 12/05/2020 19h30
Frida Kahlo. Imagem de Katchi por Pixabay.

Ao longo de março de 2020 o Museu do Diamante/Ibram preparou uma programação especial dedicada ao Mês da Mulher, com o objetivo de promover a reflexão acerca das desigualdades de gênero e da luta pela emancipação feminina.

A oficina “Grandes Mulheres da História”, voltada para o público escolar e prevista para ocorrer ao longo do mês precisou, no entanto, ser cancelada devido à pandemia do COVID-19, que levou ao fechamento do MD para visitação. A equipe adaptou esta ação de forma a contemplar as redes sociais do Museu e priorizar a comunicação com o público em geral.

Dessa forma, foram selecionadas algumas figuras femininas que se destacaram ao longo da história mundial por sua atuação na luta pelos direitos da mulher em diversos campos: literário, artístico, político e científico. Entre as homenageadas estão Marie Curie, Pagu, Nina Simone, Frida Kahlo, Carolina de Jesus, Malala, Simone de Beauvoir e Marielle Franco.

Através desta ação, buscou-se levar o público do MD a conhecer um pouco mais da trajetória e do pensamento de cada uma destas mulheres. Acreditamos que os museus, para além de seu papel fundamental relacionado à salvaguarda do patrimônio, tem também a função de estimular a reflexão acerca dos temas da atualidade, promovendo a cidadania e a transformação social.

A ação realizada durante o Mês da Mulher revelou-se, dessa forma, uma das maneiras de contribuir para esta tarefa e de manter aberto o diálogo com o público durante o período de pandemia do COVID-19.


Texto: Marcela Mazzilli Fassy – Técnica em Assuntos Educacionais do Museu do Diamante/Ibram.