Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Diamante

Artesão no Museu

Conheça o projeto “Artesão no Museu”, uma ação de divulgação dos trabalhos dos artesãos de Diamantina (sede e distritos) nas redes sociais, como uma forma de apoiar o artesanato local e estimular a indústria criativa diamantinense.

publicado: 01/06/2020 18h17, última modificação: 09/12/2020 14h39

Artesã — Parísina Ribeiro

Trabalho da artesã Parísina Ribeiro – (38) 98845-3950

A inspiração maior da artista é Diamantina, sua cidade natal, em especial os temas dos patrimônios materiais e imateriais, tais como a arquitetura, a memória afetiva, brincadeiras de criança, lendas, festas populares entre outros. Seu estilo é o ingênuo também chamado de Naif.
Parísina trabalha com as técnicas de bordado livre manual, pintura, aquarela, crochê e quiltart, muitas vezes faz mistura de técnicas em seus produtos ou obras. Com maior frequência, utiliza linhas, tecidos, agulhas, tintas, pincéis e telas.
Contato: (38) 9 8845-3950
Email: parisinaribeiro@hotmail.com / Instagram: @ribeiroparisina / Facebook: Parisina Ribeiro

Trabalho da artista Parísina Ribeiro

Artesã – Giselle Oliveira

Casada, nascida em Frutal/MG em 17/03/1964, residente na cidade de Diamantina/MG desde de Fevereiro de 2014. Meus trabalhos manuais são mais decorativos. Confecciono bonecas de tecido, galinhas decorativas de tecido, e Escapulários de Porta.
Os Escapulários de porta foram inspirados nas Festas Culturais e Religiosas de Diamantina/MG.
Materiais utilizados: Retalhos de Tecidos, feltros, linhas, Lãs, botões, rendas, fitas, materiais reciclados (CD, DVD, CAPA de DVD, tampinhas de copo de requeijão ou Massa de tomate, tampinhas de garrafas, etc), passamanarias, cordões, etc…
Técnicas Utilizadas: Bordado, fuxico.
Contato: (38) 99816.2901
Email: giselleoliveira225@yahoo.com.br
Instagram: @giselleoliveira55

Artesã – Aurélia Cruz

Trata-se de uma peça de decoração para interiores, possui as medidas 32cm por 48cm, feito em papel kraft de alta gramatura, selado por verniz líquido. Apresenta textura e aparência de madeira, os elementos de construção são: FOGO nas margens, para o aspecto envelhecido chamando a atenção para a noção do tempo, LÁPIS E BORRACHA que contrastam no jogo de luz e sombra, e por fim o FUMAGE em toda a extensão do manto que envolve a N. S. Aparecida com a coroa vazada.
Área: Artes visuais
Trabalho: Nossa Senhora Aparecida
Contato: (38)988081098 / e-mail: cta00@outlook.com / Instagram: @aureliacruzz

Trabalho da artesã Aurélia Cruz

Artesã – Gracíola Rodrigues

Esta escultura nasce a partir da observação das colhedeiras de sempre viva nos arredores da cidade de Diamantina – MG.
Ela é uma homenagem aos colhedores de sempre viva, uma retratação poética do trabalho árduo sobre o sol, que resulta num bouquet de flores que nunca morrem.
Contato: (038) 98816-5288 /
Email: graciolarte@bol.com.br /
Instagram: @graciolarodrigues /
Facebook: Graciola Rodrigues
Diamantina – MG
Nome da obra: Colhedeira 1
Técnica: . Escultura – Modelagem em argila
Tamanho: 27x16x15

Trabalho da artesã Gracíola Rodrigues

Artesã Mara Tameirão

Artesã Diamantinense há mais de trinta anos, desenvolve a técnica de desenho e pintura a quente em esmaltados dos monumentos históricos paisagísticos de Diamantina. Autodidata, participou de cursos de cadeia produtiva do artesanato no Centro apê (2000), desde então passou a participar de feiras em Diamantina e BH. Em 2006 foi selecionada para o Catálogo SEBRAE. Em 2007 ajudou a fundar o Casa Real e representa Diamantina, Minas e Brasil em Feiras e exposições pelo país.
É uma das idealizadoras e coordenadoras do “Arte Mercado “(2017).
Contato: (38) 999526309 / Site :www.casarealartesanato.com.br / Facebook: Mara Valeria Tameirão / Instagram: @maravaleriatameirao

Trabalho da artesã Mara Tameirão

Artesã Jalvalúcia Ferreira

Na imagem: porta alicate de unhas feito de tecido algodão, além do alicate pode ser colocado:
esmaltes, lixa, palito, base entre outros.

Contato: 31 9 95324327
email: jalvalucia@gmail.com

Trabalho da artesã Jalva Ferreira

Artesãos – Grupo Terra Queimada

Os ceramistas de Diamantina sentindo a necessidade de reunir e trocar conhecimento, e de passar seu saberes a outras pessoas, fundou em 2009 o grupo Terra Queimada. Hoje ele é composto por 5 ceramistas: Marilac Orlandi, Elizabeth Meira, Giovana Reis, Graciola Rodrigues, Renato HolziInger, cada ceramista e livre em suas criações, tendo nossa cultura como inspiração.
Contato:(38)988066043 ou (38)988165288