Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Diamante

Nota de esclarecimento à população diamantinense

publicado: 30/04/2021 15h08, última modificação: 31/05/2021 10h05

A equipe do Museu do Diamante/Ibram vem informar a seu público que, no dia 17 de março de 2021, edificação que abriga o MD, sito à Rua Direita, nº 14, Centro – Diamantina/MG, foi vistoriada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, tendo sido constatado nesta vistoria que a edificação apresenta problemas em seus elementos estruturais e elétricos. Diante da situação  em que se encontra a edificação, a Defesa Civil recomendou a desocupação imediata do imóvel, objetivando a preservação do mesmo e a integridade física dos trabalhadores e visitantes do Museu.

A equipe do MD informa que já estão sendo tomadas diversas medidas visando a proteção do imóvel e do acervo abrigado por ele, assim como segurança das pessoas. Entre estas medidas, destacam-se os procedimentos para contratação de transporte do acervo para local adequado, parcerias com instituições locais, contratação de laudos técnicos e detalhados e a tramitação de obras estruturais na edificação, supervisionadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por se tratar de casarão tombado e integrante do Patrimônio Nacional. Além disso, foram realizadas tratativas junto ao Escritório Técnico do IPHAN em Diamantina, visando à montagem de exposição temporária com peças do acervo do MD nas dependências da Casa de Chica da Silva, além da disponibilização de profissionais qualificados para a realização de mediação junto ao público, assim que for possível, e durante o período em que o casarão do MD permanecer interditado ou passando por obras visando a sua restauração e devolução ao público em condições adequadas à segurança de todos.

Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso em seguir, dentro de nossas possibilidades, realizando a missão institucional do Museu do Diamante, que está vinculada à preservação do Patrimônio Cultural e à garantia de acesso ao mesmo por toda a população.