⛏️ Prospecção arqueológica no quintal do Museu do Diamante

publicado: 03/09/2024 19h10, última modificação: 01/10/2024 14h48

📜 O Museu do Diamante/Ibram firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para a realização da Prospecção Arqueológica no quintal da instituição. O trabalho vem sendo realizado pelo Laboratório de Arqueologia e Estudo da Paisagem (LAEP/UFVJM) e coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Fagundes.

📚 Trata-se de um Programa de Pesquisa Arqueológica junto às obras de restauração e ampliação pelas quais passará o Museu do Diamante. Os objetivos da Prospecção Arqueológica são:

– Investigar a área do quintal do Museu.
– Salvaguardar o patrimônio arqueológico brasileiro porventura encontrado no local.
– Identificar e analisar o espólio arqueológico da área, comparando-o com outros sítios que obtiveram registro arqueológico e cujo repertório cultural está sob a guarda da reserva técnica do LAEP/UFVJM, como o Quintal da Casa da Chica, Praça do Mercado e Largo Dom João.
– Realizar a curadoria do material arqueológico que, possivelmente, seja resgatado durante as escavações.
– Realizar ações de Educação patrimonial junto aos estudantes da educação básica de Diamantina, MG.

✏️ A Prospecção Arqueológica no Museu do Diamante é importante para a formação dos estudantes de pós-graduação e graduação da UFVJM, na pesquisa de arqueologia junto ao Licenciamento Ambiental.

🏛️ É uma etapa fundamental para a realização das obras de restauro e ampliação do Museu. Arraste para saber como este trabalho é importante para a identidade e memória de Diamantina e região!

🏛️ Como parte deste importante trabalho, estão sendo realizadas atividades de Educação Patrimonial pelos profissionais do LAEP. Arraste para conhecer melhor os objetivos, a importância e os desdobramentos da Educação Patrimonial relacionada ao Patrimônio Arqueológico!