Confira como foi a Casa de Saberes do 40º Festivale

A Casa de Saberes é um espaço dedicado à troca entre mestras, mestres e os encantos da cultura popular do nosso território. Uma realização da Comissão do Encontro de Saberes/UFVJM, Fecaje, Proexc/UFVJM e Museu do Diamante dentro da programação oficial do 40º Festivale 2025.

Veja as imagens: 📸 Fotos: Deivid Otoni/Museu do Diamante.

O dia 28/07 começou com a emocionante “Cantoria de Chegança”, conduzida por Mestra Araci Cachoeira e Lutimar Rodrigues, e a abertura da exposição sobre o histórico da Comissão do Encontro de Saberes na UFVJM.

À tarde, teve roda de conversa com Dona Maria Rita e Dona Maria das Graças, que compartilharam saberes sobre práticas de benzeção no Vale.

Dia 29/07 a programação contou com oficina, exibição de documentários e rodas de conversa que celebraram a cultura do brincar, as histórias do turismo em Diamantina e as memórias do garimpo.

No dia 30 de julho, vivenciamos mais um dia de trocas, com atividades que articularam arte, ciência, memória e territórios. Oficinas colaborativas, rodas de conversa e exibições de filmes reuniram estudantes, mestres e mestras da cultura popular, educadores e comunidades do Vale.

🎥 As temáticas foram diversas: da importância do brincar na formação de mundos à valorização das tecnologias sociais desenvolvidas pelas comunidades locais; das cartografias afetivas que revelam as “bunitezas” culturais do Jequi às histórias de vida dos mestres calceteiros.

Dia 1º de agosto, o Museu do Diamante acolheu a última roda de conversa prevista na programação da Casa de Saberes durante o 40º Festivale — o maior evento cultural do Vale do Jequitinhonha!

✨A atividade, intitulada “Trajetórias de vida e saberes ancestrais, com Mestres e Mestras do Vale”, reuniu vozes potentes e experiências marcadas pela tradição oral, pela resistência e pela sabedoria dos povos do território.