

O Acervo Fotográfico do Museu do Diamante abrange temáticas e temporalidades diversas, incluindo registros de paisagens e monumentos históricos do início do século XX. Convidamos você a apreciar nossas fotografias e a conhecer estas paisagens e monumentos nos dias atuais: será que muita coisa mudou?
Esta é uma das imagens mais antigas que se tem do casarão do Museu do Diamante, tirada em 1947 por Assis Horta – um importante fotógrafo diamantinense, conhecido em todo o Brasil, que foi também funcionário do IPHAN e fez muitos registros dos monumentos arquitetônicos de Diamantina, como é o caso desta imagem!
Pela data da fotografia e pelo aspecto da fachada, acreditamos que o registro tenha sido feito logo após a conclusão das reformas no casarão após sua incorporação ao Patrimônio Nacional, no início da década de 1940. Embora as obras de restauro e tratativas para aquisição do acervo já estivessem em curso naquela época, o Museu só foi efetivamente inaugurado em 1954.


VOCÊ SABE QUE RUA É ESTA?
Nesta imagem, da década de 1980, podemos observar o Largo Dom João, região bastante movimentada de Diamantina e onde se concentra grande parte do comércio da cidade. Podemos observar um Hotel (Esplanada), uma borracharia e uma Casa de Carnes/Mercearia no canto direito. Você sabe quais comércios se encontram atualmente nestas edificações?
A passagem do tempo também fica evidenciada nos automóveis estacionados: você consegue reconhecer estes modelos?



MENINO COM CÃO
Nesta imagem, vemos um menino sentado na porta de uma casa com um cão.
Como é a expressão do rosto do menino? Ele parece posar para a foto? Parece estar à vontade em ser fotografado?
Repare que não temos quase nenhuma informação sobre a foto: não sabemos quem é o menino, não sabemos seu nome, não sabemos onde nem quando a foto foi tirada nem por quem.
Outras fotos do acervo fotográfico do MD apresentam mais detalhes, como o nome do fotografado (quando se trata de alguma “personalidade”, políticos, membros de famílias ricas, etc) data, localização (monumentos ou ruas do centro histórico, principalmente).
Será que a ausência de qualquer informação sobre esta foto pode nos dar algum indício a respeito da classe social a que este menino pertence? E os outros elementos da foto (a casa, as roupas)?
Já que não temos nenhuma informação sobre a foto, que tal usar nossa imaginação? Vamos dar um nome para o menino e seu cachorrinho? Afinal, eles merecem uma história!



RUA DIREITA – DIAMANTINA/MG – DÉC 1950
Nesta imagem, observamos um automóvel de grande porte parado em frente a uma casa. Há um homem de pé em frente ao automóvel e três crianças sentadas em sua dianteira. Dentro do automóvel, vemos ainda duas crianças nas janelas.
Não sabemos quem são as pessoas retratadas, mas podemos observar alguns detalhes e levantar hipóteses:
Será uma família? Lembremos que, na década de 1950, as famílias eram mais numerosas e era comum haver uma grande quantidade de crianças. Será que estão indo viajar? Como as pessoas estão vestidas? Pelas vestimentas e pelo fato de possuírem um automóvel deste porte (lembremos que a fotografia é da década de 1950), será que podemos deduzir alguma coisa sobre o poder aquisitivo desta família?
O automóvel está parado em frente uma casa da Rua Direita, que é uma região central e valorizada da cidade de Diamantina.
Também é importante lembrar que naquela época, o ato de fotografar não era comum e simples como hoje, através dos aparelhos de celular. As câmeras custavam caro, o filme tinha que ser comprado, a foto revelada…
Dessa forma, era comum que só as ocasiões especiais fossem fotografadas. Que ocasião seria essa? Uma viagem em família? Para onde? Use sua imaginação…



RUA CAMPOS DE CARVALHO – 1910 -1940
Nesta imagem, vemos uma rua do centro histórico de Diamantina e um grupo de pessoas na rua. Repare como as figuras do primeiro plano da foto (um menino e um homem de chapéu e roupa preta) parecem olhar diretamente para o fotógrafo, como se fossem surpreendidos pela realização da fotografia (lembremos que, no início do século XX, a prática da fotografia não era tão comum como hoje em dia)
Repare também nas inscrições nas fachadas das edificações: à esquerda temos uma Drogaria, e à direita uma Ourivesaria.
Quais outros elementos te chamam a atenção na imagem? Você consegue reconhecer o cenário? Quais os comércios estão atualmente funcionando nestas edificações? Você acha que o cenário urbano mudou muito nas últimas décadas?
Acompanhe a série nas nossas redes sociais!