Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Diamante

.

Conheça o Vale do Jequitinhonha

.

publicado: 02/03/2023 23h07, última modificação: 31/03/2023 18h34

Que tal conhecer melhor a região do Vale do Jequitinhonha, onde está situada a cidade de Diamantina e o Museu do Diamante?

🌎 Conhecido por seus atrativos turísticos, essa região no Nordeste de Minas Gerais está conformada por 55 municípios, organizados nas microrregiões do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. O Baixo Jequitinhonha compreende a microrregião de Almenara, a mais próxima do Estado da Bahia, enquanto o Médio abrange as regiões de Pedra Azul e Araçuaí. Por fim, mais próximo da Região Metropolitana de Belo Horizonte, há o Alto Jequitinhonha, que reúne as microrregiões de Diamantina e Capelinha. O território representa 14% do estado mineiro.

💧 O Vale é banhado pelos 50 mil Km² do rio Jequitinhonha e abriga mais de 950 mil habitantes. A palavra Jequitinhonha, no dialeto dos maxacalis, corresponde a um “rio largo e cheio de peixes”. Entre os povos indígenas dessa região, estão, segundo o IBGE, os Aranãs, Pankararus e Pataxós, além da forte presença de povoações quilombolas, tais como Gravatá, Cruzinha, Catitu do Meio, Rosário e Mutuca.

🎵 A vasta cultura do Vale é expressada das mais diversas formas, incluindo o artesanato, a música e as festas tradicionais. Celebrações regionais como a Festa do Congado de Chapada do Norte – patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais – e a Festa do Rosário são alguns exemplos vivos que compõem parte da identidade do Jequitinhonha, que vai dos violeiros e das peças de cerâmica e barro até os festivais de cultura popular, como o Festivale, um dos maiores do Brasil.

📄 FONTE: Polo Jequitinhonha/UFMG

@artesdojequi

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.