
Em breve o Museu do Diamante irá trazer até você a Exposição Maria Marias, que busca trabalhar as várias representações de Maria, relacionadas às suas “aparições”, às tradições regionais e aos dogmas da Igreja Católica. Em maio, mês em que é celebrado o mês das mães, a exposição explora também a imagem de “Grande Mãe” atribuída à figura de Maria e convida o visitante a uma análise dos principais símbolos representados nas esculturas marianas preservadas pelo MD e a Mitra Arquidiocesana.
A imagem acima traz uma representação de Nossa Senhora do Rosário (acervo MD), que foi disseminada no Brasil no contexto colonial e abrigou, sobretudo, homens e mulheres negros, escravizados e forros. A escultura religiosa data do século XVIII e é confeccionada em madeira entalhada, dourada e policromada. A manufatura é erudita, com destaque para o manto ornado com motivos fitomorfos. A Virgem é representada sobre um bloco de nuvens com querubins.

A imagem acima traz uma representação de Nossa Senhora das Mercês, cuja devoção é bastante expressiva na cidade de Diamantina. A escultura religiosa data do primeiro quartel do século XVIII e é confeccionada em madeira entalhada, com policromia e douramento. No centro da escultura está representada a Cruz de oito pontas que integra o escudo Mercedário.