Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Diamante

.

“O Poder dos Museus”

.

publicado: 16/05/2022 22h58, última modificação: 03/11/2022 14h39

🦸 Durante a 20ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Diamante preparou uma ação voltada para o público infantil, a partir da temática da Semana, “O Poder dos Museus”.

👪 As crianças que vierem ao MD poderão fazer uma visita mediada na qual a temática será abordada de uma maneira lúdica e divertida, a partir do universo dos quadrinhos e dos super-heróis.

💎 No final da visita, a criança ganha um selo exclusivo de Super-Herói, pois fazer uma visita ao Museu também é uma forma de adquirir um superpoder!

👨‍👧‍👦Traga sua(s) criança(s) e venha descobrir!

📢 ATENÇÃO:

👪 Atividade oferecida para crianças que vierem ao MD acompanhadas dos pais ou responsáveis.

☎️ Para participar da atividade é necessário fazer o agendamento da visita pelo telefone (38) 3531-1382.

📍 Estamos na Praça Lobo de Mesquita, 266 – Centro – Diamantina

* Devido aos protocolos de segurança, é permitido um número máximo de 5 visitantes por sala.

Apoio: @marquescenter

Visita do Isac ao Museu do Diamante no dia 16/05/2022. Foto: Ramon Araújo

Saiba mais

✨ A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema: O Poder dos Museus. Os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar e mostrar seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades. Os museus também podem levar seus visitantes a desenvolverem alguns superpoderes, como o do conhecimento e o da imaginação. Dessa forma, o MD convida você a conhecer nosso acervo de um jeito diferente, colocando a imaginação para funcionar: o que fariam alguns dos super heróis mais conhecidos, se visitassem o Museu do Diamante?

🦸‍♀️ Dia 17/05 foi o dia de receber a visita da Mulher Maravilha. Esta guerreira e amazona ficou encantada com o nosso sabre de lâmina curva, datado do século XIX e de origem inglesa. Esse modelo de sabre é conhecido no Brasil como “rabo de galo”, e o exemplar do MD é ornamentado com motivos florais e símbolos heráldicos.

🔦 Dia 18/05 foi o dia de receber a visita do Lanterna Verde. Ele ficou muito interessado em nosso estojo com joias do século XIX, querendo experimentar algumas delas para ver se tinham efeitos similares ao seu anel do poder… Mas as joias do MD, embora muito especiais, não possuem poderes como o anel do Lanterna Verde. Trata-se de objetos dos séculos XVIII e XIX, em ouro, prata, diamante e pedras preciosas. Medalhões, alfinetes de gravata, abotoaduras e outras joias representavam símbolos de poder e ostentação na sociedade colonial.

🦸‍♂️ Dia 19/05 foi o dia de receber a visita do Super Homem. Ele gostou muito da visita, mas ficou apreensivo ao observar nossos cristais de quartzo, com medo de que eles fossem feitos de kryptonita. A exposição à radiação da Kryptonita verde anula os poderes do Super-Homem! Mas ele não tem com que se preocupar: trata-se de pedras de quartzo em estado bruto, sem lapidação, apresentando formatos irregulares e colorações diversas, que compoem o acervo de mineralogia do MD.

💪 Dia 20/05 foi o dia de receber a visita do Incrível Hulk. Ele quis mostrar sua força sem limites e insistiu em levantar o nosso piano apenas com o dedo mindinho: – É muito leve, ele disse. Trata-se de um piano do século XIX, confeccionado em madeira (jacarandá), marfim e metal, de origem inglesa, que pertenceu ao Maestro diamantinense João Batista de Macedo, mais conhecido como Piruruca.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.