II Seminário Brasileiro de Museologia acontece em Recife (PE), de 16 a 20 de novembro de 2015

publicado: 11/08/2015 15h44, última modificação: 03/11/2022 15h43

A Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia apresenta o II Seminário Brasileiro de Museologia – SEBRAMUS. O seminário será realizado na cidade do Recife, entre 16 e 20 de novembro de 2015. São co-organizadores do evento, juntamente com a Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia, a Universidade Federal de Pernambuco e a Fundação Joaquim Nabuco, que hospedará o evento no Museu do Homem do Nordeste.

Para esta edição mantêm-se o desafio de construir um evento que possa ser representativo de todas as áreas da Museologia, agregando professores e pesquisadores do Campo em um espaço de construção solidária e dialógica da Museologia no cenário nacional.

Encontra-se aberta, até 20 de agosto de 2015, a submissão de trabalhos para o II Sebramus. Nesta edição serão recebidas inscrições para as modalidades “Apresentação Oral” e “Pôster”. Para submeter trabalho o(s) autor(es) deverá(ão) enviar o resumo e o texto completo, conforme as normas apresentadas no item DIRETRIZES PARA AUTORES. Todos os trabalhos submetidos devem ser enquadrados em um dos “Grupos de Trabalho” (GTs) listados abaixo.

Estes GTs foram propostos em chamada pública, avaliados e aprovados pela Comissão Científica do evento. Uma vez aprovados, os coordenadores dos GTs têm total autonomia para avaliação e aceitação/recusa/relocação de trabalhos, cabendo à Comissão de Organização tão somente a operacionalização das avaliações cegas através do sistema.

GRUPOS DE TRABALHO

GT01 – Museologia e História: cruzamentos disciplinares

Coordenadores: Profª Drª Zita Possamai (UFRGS) e Profª Drª Letícia Julião (UFMG)

GT02 – Expografia: saberes e práticas das exposições museológicas