Inscrições abertas para o 3º Festival de História em Diamantina

publicado: 11/08/2015 15h27, última modificação: 03/11/2022 15h43

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do fHist que acontece de 8 a 11 de outubro em Diamantina, Minas Gerais, onde o Festival nasceu em 2011. As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site oficial, ao preço de R$ 100 a inteira e R$ 50 a meia-entrada, que dá direto à participação em todas as conferências, mesas redondas e espetáculos culturais na Tenda da História. As demais atividades são gratuitas, limitadas à capacidade dos espaços.

O sucesso da primeira etapa do 3º Festival de História realizada em Braga, Norte de Portugal, entre os dias 20 e 23 de maio, é um desafio a mais para que a programação em Diamantina aprofunde a reflexão e o debate sobre as raízes históricas, identidade e diversidades culturais dos povos de Língua Portuguesa. E é com esta missão redobrada que a organização do fHist já está trabalhando para oferecer nos palcos da histórica cidade mineira uma programação inédita de conferências, mesas redondas, oficinas de História e espetáculos.

Segundo Américo Antunes, coordenador do Festival desde a primeira edição, a programação em Diamantina prosseguirá sob o eixo temático dos Diálogos Oceânicos, aprofundando as discussões abertas em mesas redondas realizadas em Portugal e introduzindo novos temas, como os movimentos de resistência à escravidão e ao racismo e ao preconceito, entre outros. Desta forma, historiadores, jornalistas e escritores que estiveram entre os conferencistas em Braga deverão participar de mesas em Diamantina, ao mesmo tempo em que novas mesas contarão com a participação de novos convidados. Já as oficinas de História abordarão temas inéditos e a programação de espetáculos será também única, como os lançamentos com prosa com os autores que ocorrerão durante a Feira de Livros.

Em setembro, a organização do 3º fHist iniciará a divulgação da programação completa de todas as atividades e dos convidados confirmados.

Imagem/Texto: fHist