Ação Educativa

Cotidiano nas redes

publicado: 24/04/2020 19h09, última modificação: 03/11/2022 15h07
Gomil com bacia. Imagem do arquivo MD.

Durante a pandemia do COVID-19 que levou ao fechamento do Museu do Diamante/Ibram para visitação, a instituição se viu diante de um grande desafio: como levar ao público os seus atrativos, uma vez que a observação e a fruição in loco do acervo estava impossibilitada? Uma das maneiras encontradas pela equipe de contornar esta dificuldade, e tornar o acervo atraente para o público ainda que de longe, foi a realização de postagens nas redes sociais.

Para que as postagens se tornassem mais instigantes, e para estabelecer ao mesmo tempo uma ligação com o momento atual – afinal, refletir sobre as questões da atualidade é também uma das funções dos museus – optou-se por uma abordagem especial do acervo de objetos do cotidiano do MD. Os objetos foram utilizados de forma a explorar as ações da vida cotidiana em tempos de COVID-19 e os desafios que ela acarreta, ligados aos cuidados com a higiene, às tarefas domésticas e às formas de ocupar o tempo num momento em que não podemos contar com as formas convencionais de lazer.

Dessa forma, a máquina de costura do século XIX serve para chamar a atenção para o ofício das costureiras e para a confecção de máscaras de tecido, num momento em que este item imprescindível para proteção contra o vírus não é facilmente encontrado no mercado. O piano do Maestro João Batista de Macedo e a faiança inglesa servem para apontar passatempos importantes durante o período de confinamento, como a culinária e a música; o conjunto de bacia e gomil confeccionados em porcelana alemã pintada artesanalmente serve para lembrar os cuidados com a higiene contínua das mãos, e assim por diante.

Além de divulgar a coleção de objetos de uso cotidiano do Museu do Diamante, esta ação serviu também para levar ao público informações históricas relevantes e consistentes acerca de diversos aspectos da vida cotidiana no Brasil Colônia – vestuário, musicalidade, alimentação e abastecimento, entre outros – ao mesmo tempo em que procurou contribuir para o enfrentamento da pandemia do COVID-19 trazendo dicas de segurança e distração para os usuários do MD.

Texto: Marcela Mazzilli Fassy – Técnica em Assuntos Educacionais do Museu do Diamante/Ibram.