Ação Educativa

Atividades para as famílias em isolamento social

publicado: 01/05/2020 18h28, última modificação: 03/11/2022 15h07
Imagem de Aline Ponce por Pixabay

Durante a pandemia do COVID-19 que levou ao fechamento do Museu do Diamante/Ibram para visitação, a instituição vem procurando encontrar formas de manter o diálogo contínuo com seu público, além de divulgar seu acervo e sua história. Uma das maneiras encontradas para atingir este objetivo foi a interação através das redes sociais, com a divulgação de itens do acervo e de aspectos da história do Museu.

Para incrementar essa divulgação, tornando-a mais lúdica e estimulando a interação do público usuário de forma criativa e afetiva, foram sugeridas atividades de expressão artística que pudessem ser desenvolvidas pelas crianças junto a seus familiares durante o período de isolamento social.

As atividades sugeridas estão ligadas a diversos aspectos do museu e do casarão, e procuram desenvolver linguagens diversificadas da criação artística – entre as brincadeiras desenvolvidas estão exercícios de colagem, desenho, pintura, um jogo da memória com itens do acervo, a confecção de um retrato falado do Padre Rolim e até mesmo um passeio de liteira mágica.

Com esta ação, buscou-se, além de divulgar aspectos relevantes do acervo e história do MD, também proporcionar opções de lazer para as famílias durante o período de isolamento social e estreitar os laços entre a instituição e seu público, na medida em que os museus devem estar sempre a serviço da sociedade.

Texto: Marcela Mazzilli FAssy – Técnica em Assuntos Educacionais do Museu do Diamante/Ibram.