Programação do Museu do Diamante para 18ª Semana Nacional de Museus

publicado: 12/05/2020 16h53, última modificação: 03/11/2022 15h06

Acontece nessa semana a 18a edição da Semana Nacional de Museus coordenado pelo instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, o tema é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”. Essa iniciativa propõe às instituições museológicas uma reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea, bem como sobre o papel dos museus na promoção dos princípios de diversidade e inclusão.

Para tal, o Museu do Diamante – IBRAM se adaptou à realidade frente à pandemia do COVID-19 e organizou uma programação essencialmente virtual. Teremos exposições, lançamento do novo site do MD, postagens e muito mais.

Em uma das atividades o Museu convida seus usuários para uma pequena viagem pela história de uma das instituições mais antigas criadas pelo homem: os museus. Nesse percurso o usuário/visitante é estimulado a refletir sobre as diferentes concepções de museus ao longo dos séculos, onde se procura evidenciar o processo de democratização do acesso a essas instituições. Além disso, feitos apontamentos sobre as contribuições dos museus para a construção de um país que respeita a diversidade e promova a inclusão social.

Confira a programação do Museu do Diamante:

Texto/Imagem: Equipe MD