MD participa do Museum Week 2020

publicado: 20/05/2020 09h53, última modificação: 03/11/2022 15h05

A Museum Week é um evento virtual e global que ocorre anualmente na internet por uma semana, com a participação de museus, associações e instituições culturais de todo o mundo. Tendo como objetivo a transmissão da cultura e da arte aos mais variados públicos, a edição de 2019 contou com a participação de mais de 6 mil instituições de cultura, arte e ciência de diversos países. O festival online Museum Week 2020, que conta com o apoio da UNESCO, convida a refletir sobre o papel dos museus na pandemia, momento em que as instituições se encontram fechadas, diante dos desafios do presente e de um futuro incerto. Ele aconteceu entre os dias 11 e 17 de maio.

Logo da Museum Week 2020

Para cada dia da semana foi lançada uma hashstag com um determinado tema, e as instituições participantes foram convidadas a interagir de forma criativa com as mais diversas postagens. No primeiro dia da Museum Week 2020, utilizou-se a #HeroesMW, para homenagear os que estão na linha de frente contra o COVID-19. O Museu do Diamante aproveitou para relembrar o Projeto Museu Extramuros, realizado em parceria com a rede municipal de ensino de Diamantina-MG. Os professores brasileiros desempenham a função heroica de formar as crianças e jovens do país, e no contexto da pandemia têm diante de si o desafio de adaptar os conteúdos de aula para o ensino a distância e de apreender em tempo recorde o domínio das ferramentas tecnológicas necessárias, tudo isso sem deixar de lado a preocupação com o aprendizado dos alunos num cenário tão delicado e complexo. O Museu do Diamante/Ibram desenvolve constantemente parcerias, projetos e oficinas junto à rede escolar, e o empenho dos professores e educadores é de fundamental importância neste processo.

No dia 12/05, com a #CultureInQuarantineMW – quem faz cultura no confinamento – o MD realizou a postagem do “Bingo do Museu do Diamante”, no qual a instituição busca interagir com o público e sugerir diversas ações culturais que podem ser desenvolvidas durante a quarentena: visitas virtuais, acesso do acervo digitalizado do MD, participação virtual na 19ª Semana Nacional de Museus, entre outros.

No dia 13/05, com a #TogetherMW – celebrar a coletividade, o MD buscou em suas postagens homenagear a equipe de trabalhadores e trabalhadoras da instituição, que busca a cada dia contribuir para a existência de um Museu dinâmico, ativo e a serviço da sociedade. Entendemos que o trabalho em equipe e realizado coletivamente, em suas mais diversas etapas, é essencial para atingir estes objetivos.

No dia 14/05, a #MuseumMomentsMW buscou relembrar exposições e eventos passados, e o Museu do Diamante aproveitou para relembrar a Folia de Reis no MD (2017), quando o Museu recebeu os grupos de Folia de Reis de Diamantina-MG; a Exposição Virtual Por Trás do Exposto (2019), que procurou tornar acessível ao público os objetos da reserva técnica do MD e os processos de higienização e conservação do acervo, que muitas vezes passam desapercebidos pelos visitantes no dia a dia; a Oficina Garimpando no Museu (2018), com o oficineiro Belmiro Nascimento, voltada para alunos do CRAS – Diamantina, e que procurou disseminar as técnicas de garimpo tão importantes para a memória local e que guardam estreita relação com o universo do MD; e a Yoga para crianças, atividade do Ateliê de Férias do Museu do Diamante (2020). Todas essas atividades contaram com grande envolvimento e interesse do público e da sociedade diamantinense.

No dia 15/05, com a #ClimateMW, que fala da crise climática, o MD relembrou a Oficina de Permacultura realizada e parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, explorando o quintal do Museu – uma das maiores áreas verdes existentes no centro histórico do município de Diamantina. Além da exposição de longa duração e das atividades voltadas para a exploração do acervo, o MD também busca desenvolver ações de educação ambiental, uma vez que a questão da crise climática, da poluição e do desmatamento são de fundamental importância para o bem estar social e para o futuro do planeta.

No dia 16/05, a #TechnologyMW buscou compartilhar tecnologias que ajudam no momento da pandemia, e o MD destacou as plataformas Era Virtual e Tainacan, que permitem, respectivamente, a realização da visita virtual e o acesso ao acervo digitalizado do Museu do Diamante – formas de propiciar cultura e lazer ao público durante o confinamento, além de manter aberta a aproximação e os canais de diálogo com os usuários. Para finalizar, no dia 17/05, a #DreamsMW, que convidou o público e as instituições museais a partilharem seus sonhos e projetos, o MD relembrou a ação educativa Caça ao Tesouro, que ocorreu na Semana Nacional de Museus 2019, na qual as crianças foram convidadas a percorrer a exposição de longa duração à procura de um tesouro. A presença das crianças e a simbologia do tesouro – que é, na verdade, o nosso Patrimônio Cultural e a nossa Memória – serve para relembrar que nosso sonho, enquanto instituição museológica, é zelar pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Diamantina e do Brasil, guardando as memórias do passado e alcançando as gerações futuras, a fim de poder reabrir nossas portas num amanhã que seja de transformação e de esperança.