Dia Mundial do Meio Ambiente

publicado: 05/06/2020 15h31, última modificação: 03/11/2022 15h04

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi criado em 1972 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 15 de dezembro de 1972 na aberturada Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema foi o Ambiente Humano.

Nessa data, diversas iniciativas em defesa e preservação do meio ambiente foram realizadas ao longo do tempo. As ações de preservação dos recursos naturais devem ser praticadas diariamente por todos nós, como, por exemplo, o simples ato de economizar água, a contribuição com a coleta seletiva de resíduos e também o cultivo de plantas e árvores.

O Museu do Diamante/Ibram desde 2016, no marco do seu programa socioambiental, realiza ações educativas, como a distribuição de mudas de diversas plantas e práticas ligadas a agroecologia e a permacultura, que objetivam estimular a conscientização dos visitantes sobre a necessidade de se ter uma postura mais sustentável em relação ao uso dos recursos naturais.