Dia do Turista

publicado: 15/06/2020 17h22, última modificação: 03/11/2022 15h03

O Museu do Diamante/Ibram agradece a cada um dos nossos visitantes que saíram de suas cidades a fim de conhecer um pouco da nossa história! No ano de 2019 recebemos um total de 28.973 visitantes, e esperamos em breve estar de portas abertas para receber todos vocês.

Reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1999, Diamantina atrai turistas do Brasil e de todo o mundo.
Além do Museu do Diamante/Ibram, a cidade possui diversos atrativos turísticos, que atuam de forma colaborativa, com o objetivo de proporcionar uma experiência enriquecedora e inesquecível para o turista! O momento agora é de ficar em casa; no entanto, você já pode conferir alguns de nossos atrativos para planejar sua próxima viagem!

MUSEUS E CASAS HISTÓRICAS
Casa de Chica da Silva/IPHAN: construído no século XVIII, o casarão histórico foi morada dessa personagem tão importante para o imaginário popular brasileiro.
Museu Casa de Juscelino: casarão onde o presidente Juscelino Kubitschek passou sua infância e juventude, hoje transformado em museu;
Museu Tipografia Pão de Santo Antônio: situado numa antiga tipografia, o museu conta a história da prática jornalística diamantinense ao longo do século XX;
Instituto Eschwege: situado na Casa da Glória e ligado ao Instituto de Geociências da UFMG, o espaço reúne significativo acervo de geologia e mineralogia.

OBRAS ARQUITETÔNICAS
As diversas igrejas em estilo barroco e rococó; o famoso passadiço da Casa da Glória, que outrora abrigou o Educandário Feminino Nossa Senhora das Dores; o Mercado Municipal, antigo rancho de tropeiros; a Biblioteca Antonio Torres, também conhecida como Casa do Muxarabiê devido à sua arquitetura de influência mourisca; o Teatro Municipal Santa Izabel, que antigamente abrigava a cadeia da cidade; são diversos os elementos arquitetônicos que se destacam em Diamantina, cujo casario de feitio colonial presente no centro histórico já constitui por si só um atrativo único.

TURISMO NATURAL
Diamantina está cercada por diversas belezas naturais, como a Serra dos Cristais e o Parque Estadual do Biribiri, que abriga diversas cachoeiras, sendo a da Sentinela e dos Cristais algumas das mais conhecidas. A Vila do Biribiri, onde no século XIX se situava uma fábrica de tecidos, constitui um atrativo turístico à parte.

* @iphangovbr