No início do mês de junho, o Museu do Diamante/Ibram convidou artistas LGBTQIA+ de Diamantina e região a celebrar conosco a diversidade.
Diversas pessoas enviaram vídeo ou foto do seu trabalho, na área de música, performance, artes visuais e demais expressões artísticas, juntamente com um pequeno texto de apresentação e uma foto para divulgação nas nossas redes sociais e site.
Vejam o resultado dessa ação:
Artista – MARIANA JORGE

Título da obra: Confinada. Abril de 2020. Aquarela e lápis de cor em papel 100% algodão.
Mariana Jorge é estudante da Escola de Belas Artes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) freelancer de ilustração e quadrinista. Ela gosta de narrar histórias com aquarela e misturar arte com ativismo e política.
Seus trabalhos são socializados em @omundoilustradodamari.
Artista – HENRI ANN

Luiz Henrique, mais conhecido como Henrie Ann é cantautor, intérprete e artivista nascido em São Paulo.
Este ano completando 6 anos de carreira, é vencedor da Melhor Canção Regional 36° Festivale com “Lavadeira”.
No ano de 2019 lançou no “II Congresso de Saúde da Mulher do Vale do Jequitinhonha” seu primeiro vídeo clipe “Canção da Liberdade” em parceria com a DEAM e com a Rede de Mulheres do Vale do Jequitinhonha.
Neste ano está trabalhando em seu primeiro disco intitulado “Reza”.
Instagram: @henrie.canta
Artista – FELIPE CORTEZ

Felipe Cortez é músico, poeta, cineasta e ativista dos Direitos LGBTQIA+.
Estudante de Gestão e Produção Cultural busca sempre alinhar em seus trabalhos artísticos a luta contra a lgbtfobia, entre outras lutas importantes.
Faz parte do Coletivo Flor de Pequi, que produz comunicação popular, arte, cultura e ativismo.
Link do trabalho de Felipe disponível em seu canal do YouTube: Felipe Cortez Aragão Grimaldy
Instagram: @bipecortezz
Artista – ALEX KONRADO

Alex Konrado Vieira Costa mora na cidade de Comercinho, em Minas Gerais.
É poeta, escritor e criador do: ”Amar e poemizar”, projeto que consiste na publicação semanal de videopoemas.
Encontrou na escrita a melhor e mais prazerosa forma de conexão consigo mesmo e com as outras pessoas.
Ele convida a todos para que conheçam mais sobre o seu trabalho acessando as suas redes sociais (@alexkonrado no Instagram ou Alex Konrado no Facebook).
Artista – HELBERT RODRIGUES

Título da obra: A pele é a raiz do corpo. 2016. Técnica mista.
Helbert Rodrigues é natural de Curvelo, Minas Gerais. É formado em Humanidades pela UFVJM e pós-graduando em Artes e Tecnologia pelo IFNMG.
Seu trabalho dialoga e perpassa por múltiplas linguagens artísticas (performance, teatro, cinema, instalação e fotografia).
Sua produção está ligada a questões afro-brasileiras, sociais e de gênero, tendo foco principal a posição do corpo negro na arte brasileira.
Instagram: @Hellt.art
Artistas – LORENZA E LORENA

Lorenza e Lorena são da cidade de Araçuaí, Minas Gerais. Elas mostram seu incrível trabalho pela música autoral que se encontra a seguir.
“Esta música retrata um pouco do nosso povo. A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia”.
Confira o vídeo.
Instagram: @lorenzzaarte
Artista – SARAH GALICIOLLI

Sarah Galiciolli Orlando tem 22 anos, é de Diamantina e cursa Sistemas de Informação na UFVJM. Tem se aventurado pelo mundo da maquiagem há não muito tempo, mas realmente gosta do que faz! As maquiagens dela normalmente são mais artísticas e menos fashion.
Encontradas no Instagram @sarorlando_mua
Artista – OTÁVIO ABREU

Título da obra: Fora da caixinha. Mostra a liberdade e orgulho das conquistas e desafios LGBTQIA+.
Otavio Abreu é natural de Gouveia, estudante do curso de Ciências humanas na UFVJM, gay e vem lutado pelos direitos dos LGBTQIA+ e ajudado a dar voz e força ao movimento.
É colagista e através da colagem encontrou a mais simples forma de se identificar com a luta política e o ativismo, onde também trouxe uma forma de expressar a natureza e o seu lado místico com um olhar sagrado, podendo dar formas e sentidos através das gravuras, trazendo um diálogo com a arte e com o lúdico.
Você pode encontrar suas grandes obras em seu instagram: @otavio_aabreu