Ateliê de férias no Museu do Diamante/Ibram

publicado: 08/01/2021 17h37, última modificação: 03/11/2022 14h52

O Museu do Diamante/Ibram está fechado nesse período devido à pandemia do COVID-19, mas a gente pensou num jeito divertido de fazer você se sentir dentro do museu!

Durante o mês de janeiro, o Museu do Diamante/Ibram irá realizar a edição do “Ateliê de férias” pela primeira vez de forma remota e totalmente online.

O setor educativo do museu irá trabalhar com brincadeiras para crianças e adolescentes e vocês poderão acompanhar tudo de pertinho e participar a partir de agora.

Faremos também uma Mostra de Arte Infantil, então pais e responsáveis, fiquem ligados na nossa programação.

Acompanhe e participe!

Nesse ateliê de férias, o museu achou uma maneira de interagir com as crianças de forma diferente! O projeto visa divulgar os desenhos/pinturas feitos pelas crianças durante o momento em que estavam em casa nesta pandemia.

Para participar, basta enviar para o e-mail md.educativo@museus.gov.br uma foto do desenho com o nome da criança e de seu responsável, como também um textinho de apresentação.

O prazo para o envio do material é até o dia 18/01.

O material recebido será selecionado pela equipe do museu e, caso aprovado, será divulgado em nossas redes sociais durante a Mostra de Arte Infantil. Os vídeos, imagens e textos recebidos poderão ser editados pela equipe do MD em caso de necessidade.

Colabore compartilhando essa chamada!

Confira o primeiro vídeo do quadro “Contação de história – quem foi Padre Rolim?”, onde Marcela Mazzilli, educadora do museu, narra a história deste padre que foi tão importante para a história do museu!

🎟️ CINEMUSEU 🍿

Filme: Onde vivem os monstros

Sinopse: Max (Max Records), fantasiado de lobo, faz malcriações com sua mãe (Catherine Keener) por ciúmes de um amigo dela (Mark Ruffalo). Como castigo, é mandado para o quarto sem jantar. Max resolve fugir de casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha. Lá ele encontra vários monstros, que vivem em bando. Max afirma possuir poderes e acaba nomeado rei do grupo. Responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar, ele passa a criar uma série de jogos para mantê-los em constante diversão.

CAÇA-PALAVRAS DO MUSEU DO DIAMANTE/IBRAM – TEMAS GERAIS

Neste caça-palavras preparado pelo Museu do Diamante vocês deverão encontrar 5 palavrinhas relacionadas ao museu. As palavras que estão escondidas são: Padre Rolim, patrimônio, história, cultura e Diamantina. Ao encontrar todas, as marque/colora e compartilha nos stories para que a gente possa ver! Participe!

Confira agora o segundo vídeo do quadro “Contação de história – Quem foi Padre Rolim?” O capítulo de hoje fala sobre a conjuração mineira e está imperdível. Embarque na jornada do Padre Rolim com a gente!

CINEMUSEU 🍿🎟️

Filme: Uma noite no museuSinopse: Larry Daley (Ben Stiller) é um homem de bom coração, que arranja um emprego como segurança noturno em um museu de história natural. Logo em seu 1º turno coisas estranhas começam a acontecer: esqueletos de dinossauros e estátuas de cera começam a ganhar vida. Em meio ao caos instalado no museu, a única pessoa que pode ajudá-lo é a estátua de cera de Theodore Roosevelt (Robin Williams), que, assim como os demais, também ganhou vida.

CAÇA-PALAVRAS – ACERVO MD

Neste caça-palavras preparado pelo Museu do Diamante vocês deverão encontrar 5 palavrinhas que são os objetos do nosso acervo. As palavras que estão escondidas são: diamantes, balança, liteira, piano e cartola. Ao encontrar todas, as marque/colora e compartilha nos stories para que a gente possa ver! Participe!

MOSTRA DE ARTE INFANTIL

Nome: Olívia Câmara Santos

Idade: 7 anos

Texto: “Como nasce o arco-íris.”

Confira o terceiro vídeo do quadro “Contação de história – quem foi Padre Rolim?”.O último capítulo fala sobre a vida cheia de aventuras que o padre teve, assista e descubra o modo como ele viveu agora!

CINEMUSEU

Filme: O mistério do relógio na paredeSinopse: Lewis (Owen Vaccaro), de apenas 10 anos, acaba de perder os pais e vai morar em Michigan com o tio Jonathan Barnavelt (Jack Black). O que o jovem não tem ideia é que seu tio e a vizinha da casa ao lado, Sra. Zimmerman (Cate Blanchett), são, na verdade, feiticeiros.

Instituto Brasileiro de Museus – Ibram

Filme: Jojo Rabbit

Sinopse: Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo (Roman Griffin Davis) é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler (Taika Waititi) como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto por outras pessoas que concordam com os seus ideais. Um dia, Jojo descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.

Instituto Brasileiro de Museus – Ibram

Filme: O mundo dos pequeninos

Sinopse: Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty (Saoirse Ronan) vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros – e grandes – donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos. Fonte: www.adorocinema.com

Filme: Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem

Sinopse: Nos bastidores do show no Theatro Municipal de São Paulo, o rapper Emicida celebra o grande legado da cultura negra brasileira.