Semana do Meio Ambiente no MD

publicado: 01/06/2021 11h09, última modificação: 03/11/2022 14h50
De 01 a 11 de junho de 2021, nas redes sociais do MD

O Museu do Diamante/Ibram realiza nesta Semana do Meio Ambiente a ação educativa “Meio Ambiente e Reciclagem”. No Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

🌱 O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi instituído pela ONU em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, devido a preocupação com o aumento dos problemas ambientais, causados principalmente pelo descarte inadequado do lixo, a ausência da coleta seletiva e da reciclagem, o desmatamento, o uso excessivo e o esgotamento dos recursos naturais, atrelados a necessidade de criar políticas de contenção dos impactos negativos ao meio ambiente e a conscientização dos governantes e da população mundial a respeito da necessidade de preservar e de fazer uso moderado e responsável dos recursos naturais.

Taís Pereira é diretora técnica em assuntos ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Diamantina, veja a sua fala sobre a Associação de Catadores de Diamantina e o sistema de coleta seletiva em Diamantina.

Os catadores de Diamantina

Depoimento da catadora Neusa Almeida

♻️ Os catadores de recicláveis prestam um importante serviço para sociedade, ao coletar resíduos sólidos recicláveis eles contribuem para redução da poluição da água, do ar e do solo, além de diminuir a quantidade desses resíduos nos lixões e aterros sanitários. Vamos conhecer um pouco do cotidiano e o ambiente de trabalho dos Catadores da Gruta de Lourdes de Diamantina através do depoimento da catadora Neusa Almeida.

Confira o relato da empresa Diamantina Reciclagem, situada em Diamantina/MG, com o tema a reciclagem e a economia.

Relato da Josilene Duarte Nunes

Vamos aprender um pouco mais com a Josilene Duarte Nunes, moradora de Diamantina e idealizadora do time de coleta Diamantina Ecoconsciente, sobre a seleção do lixo em casa.

Quer saber sobre a empresa que ela comentou no vídeo e começar a fazer a seleção em casa? Visite o portal da TerraCycle e saiba mais.💻 https://www.terracycle.com/pt-BR TerraCycle Brasil

Ações voltadas ao meio ambiente ocorridas no Museu do Diamante/Ibram.
(IMAGENS DE ATIVIDADES QUE OCORREM ANTES DA PANDEMIA)

@MuseudoDiamante vem contribuindo com ações de conscientização e preservação do ambiente.

Nos últimos anos, o Museu realizou diversas ações educativas a respeito do meio ambiente como palestras, oficinas e distribuição de mudas. O MD desde então, vem cedendo os seus espaços físicos para outras instituições apresentarem à sociedade as suas propostas e ações de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Uma dessas ações foi a parceria com a Sociedade Orquidófila Diamantinense (SOD) (@orquidofilosdiamantina) em 2019, onde recebemos mudas de orquídeas para serem plantadas no quintal do MD. Essa ação teve como objetivo promover a conscientização ambiental, a sustentabilidade, a valorização da educação socioambiental e dos recursos disponíveis, que conta com uma das maiores áreas verdes do centro urbano de Diamantina.

O MD realizou também parcerias com o Instituto @biotropicos, Parque do Biribiri @_parque_biribiri e @ufvjmoficial em ações voltadas sobre a temática.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, existe desde 1972 e foi instituído pela ONU na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.

O principal objetivo dessa data é chamar a atenção de toda a sociedade mundial para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

Veja algumas dicas para cuidar do meio ambiente: ✅ Assuma uma atitude consciente
✅ Não jogue lixo em locais inapropriados
✅ Evite o desperdício de comida e reduza a geração de resíduos
✅Não retire espécies de plantas e animais de seu habitat natural
✅Utilize a impressora apenas quando for necessário e use os dois lados do papel
✅Na medida do possível, substitua os copos descartáveis
✅ Escolha produtos com menos embalagens. Prefira produtos a granel para evitar potes e recipientes desnecessários.
✅ Use garrafas retornáveis e evite o uso de plástico (garrafas pet, copos descartáveis e/ou canudos)
✅ Prefira sacolas retornáveis para carregar suas compras
✅ Roupas e sapatos em bom estado podem ser doados ou reutilizados
✅ Utilize as cascas de alimentos e o pó de café, como adubo para vasos e jardins