Semana das crianças

publicado: 14/10/2021 16h42, última modificação: 03/11/2022 14h43

Museus como espaços lúdicos para a aprendizagem infantil.

Os museus são espaços de educação não formais capazes de estimular novas experiências cognitivas, afetivas e psicomotoras. Os acervos expostos nas instituições museológicas podem causar as mais diversas sensações no público
infantil que vai desde a curiosidade ao espanto. O velho objeto museal se torna novo no olhar da criança que o recria em sua imaginação.

📖 Segundo Carvalho e Lopes: Para que essas experiências ocorram nos espaços museológicos não basta apenas o ato de contemplação. É importante que os setores educativos realizem ações que não limitem o público, principalmente o segmento infantil, apenas à contemplação dos objetos, e sim, que promovam a emoção e a interpretação crítica acerca do patrimônio ali exposto, a partir de um trabalho consistente de mediação (p.912; 2016).

O Museu do Diamante, no período anterior a pandemia Covid-19, recepcionou o seu público infantil com brincadeiras lúdicas, teatros, oficinas de desenhos e modelagem, contação de histórias e gincanas. Como parte da programação da 17a Semana Nacional de Museus foi oferecida a oficina “Caça ao Tesouro no Museu do Diamante” onde as crianças foram instigadas a contemplar a exposição onde havia um tesouro a ser descoberto, o que gerou conversa entre os participantes, risadas, especulações a respeito de qual objeto seria o tesouro, materializando assim a infância no espaço museológico e o aprendizado através da brincadeira.

Durante a 19ª Semana Nacional de Museus, realizada em maio de 2020, foram lançados os Jogos Virtuais do Museu do Diamante, sendo eles: o jogo da memória, jogo de colorir e o Quiz. Os jogos têm especificidades lúdicas que espertam o interesse e permitem à criança conhecer parte dos objetos preservados pelo MD e parte da história da cidade de Diamantina brincando.

Aproveite o Dia das Crianças para brincar com seu filho. Clique aqui!

No dia 17 de setembro de 2021 o Museu do Diamante abriu uma nova exposição para o público, em nova sede, na Casa da Chica da Silva. A exposição dos objetos do museu relacionados à mineração, arte sacra e cotidiano mesclada com a coleção de Sete vezes Chica, telas pintadas pelo artista diamantinense Marcial Ávila.

Aproveite a semana dedicada às crianças para levar seu filho ao Museu do Diamante, temos seguido todos os protocolos para receber a todos com segurança.

Agende sua visita pelo (38) 3531-1382.

O Museu do Diamante, considerando a importância e os benefícios dos jogos para o processo de aprendizagem infantil lançou na 19ª Semana Nacional de Museus os Jogos Virtuais do Museu do Diamante e o Guia do Professor com o objetivo de auxiliar e dar suporte aos discentes do ensino infantil e fundamental para uso dos jogos como ferramentas ensino-aprendizagem.

Os Jogos Virtuais do Museu do Diamante permitem ao professor trabalhar de forma lúdica com temáticas relacionadas à história e as características dos museus, arte colonial, Inconfidência Mineira, a formação do Arraial do Tejuco e a mineração.

Professor venha conhecer mais sobre o Jogos Virtuais do Museu do Diamante e juntos vamos criar novos métodos de ensino-aprendizagem. Entre em contato conosco pelo nosso endereço eletrônico md.educativo@museus.gov.br