.

Mês da Consciência Negra

.

publicado: 17/11/2022 15h16, última modificação: 05/12/2022 11h12

🤔 Você já ouviu falar nos Vissungos?

Vissungos são cantos remanescentes de línguas e culturas dos africanos que foram trazidos à força para as minas de ouro e pedras preciosas no século XVIII. O Vissungo tornou-se uma tradição de canto ritual, na qual o trabalho forçado na mineração era dramatizado numa ocasião de esforço comunitário e resistência do povo negro no contexto da diáspora africana.

🎵 Alguns desses cantos foram identificados pelo pesquisador Aires da Mata Machado Filho nas décadas de 1920 e 1930 nos povoados de São João da Chapada e Quartel do Indaiá, no município de Diamantina (MG). No início do século XXI, a pesquisadora diamantinense Lúcia Nascimento investigou as sobrevivências dos vissungos na região de Diamantina e Serro, identificando um número já bastante reduzido dessa expressão.

✊🏿 Atualmente, as festas religiosas de cronograma fixo – especialmente a festa de Nossa Senhora do Rosário – passam a desempenhar um papel essencial na preservação dos cantos de tradição africana em Minas Gerais. A Festa do Rosário é atualmente uma importante manifestação da memória e da cultura negra em Diamantina e região, símbolo de resistência, ancestralidade, força e fé.

📷 Nas imagens acima, registros da Festa do Rosário em Diamantina no ano de 2018 pelo olhar do fotógrafo Jáliton Ferreira @jalitonf , belo-horizontino e residente em Diamantina.

📄 Fonte: Vissungos: cantos afrodescendentes em Minas Gerais. Organização: Neide Freitas e Sônia Queiroz

✊🏿 As Festas do Rosário, celebradas em território mineiro desde o século XVIII, desempenham atualmente um papel essencial na afirmação da memória e da cultura de origem africana em Diamantina e região. São, ainda, um espaço de ritualização e permanência dos vissungos, cantos remanescentes de línguas e culturas dos africanos que foram trazidos à força para as minas de ouro e pedras preciosas no século XVIII.

✨ Nesses festejos, as tradições de origem mais especificamente africanas estão representadas no grupo de dançantes denominado Catopê. Num contexto em que outros grupos também tomam parte, como o caboclo e a marujada, simbolizando e assumindo funções diversas, o Catopê é o grupo mais importante do ponto de vista hierárquico, já que, além de outras prerrogativas, como a retirada da bandeira de Nossa Senhora da casa do Mordomo, ele é o responsável pela guarda e condução direta de reis e rainhas ao longo de todo o Reinado – termo com que são também designadas as Festas de N. Sra. do Rosário e que se refere à presença de reis e rainhas escolhidos entre os membros da Irmandade do Rosário.

📷 Nas imagens, você confere os registros da Festa do Rosário em Diamantina realizada em 2018, pelo olhar do fotógrafo diamantinense Willliam Santos @williambalduinodossantos.

📄 Fonte: “Emo quá”, um vissungo. Daniel Magalhães. In: Vissungos: cantos afrodescendentes em Minas Gerais. Organização: Neide Freitas e Sônia Queiroz