Curiosidade

publicado: 31/03/2023 18h38, última modificação: 21/04/2023 10h52

Que tal conhecer um pouco da história do lugar em que viveram Quitéria Rita e Mariana Vicência (companheira e filha do Padre Rolim) durante grande parte de suas vidas?

💃 Numa sociedade patriarcal, as mulheres das classes mais altas eram educadas em instituições religiosas como o Recolhimento de Macaúbas. As opções de futuro para uma moça da elite mineira durante o período colonial estavam basicamente restritas ao casamento ou à vida religiosa – por isso, além da instrução básica as meninas eram direcionadas para os ofícios manuais e as tarefas domésticas, para se tornarem “boas esposas”. Muitas, ainda, professavam os votos e tornavam-se freiras, como Mariana Vicência, filha do Padre Rolim.

No entanto, muitas mulheres desafiavam as rígidas normas sociais vigentes e trilhavam caminhos diferentes, embora arriscados – como a própria Mariana, filha do Padre Rolim, que abandonou os votos, casou-se e mais tarde se divorciou.

📄 Fonte: Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG)

📸 Crédito das imagens: @iepha_mg