Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

publicado: 31/03/2023 18h31, última modificação: 14/04/2023 10h01

O Dia nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, criado pelo Presidente Lula, é celebrado no dia 21 de março, data considerada o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, criada pela ONU em 1966.

🕊️ As tradições de matrizes africanas, expressas em religiões como o Candomblé, foram durante séculos perseguidas e criminalizadas no Brasil. A prática do sincretismo religioso foi uma das formas de resistência empregadas pelas populações diaspóricas para continuar cultuando a fé de seus ancestrais no contexto perverso da escravidão, por meio da associação entre orixás africanos e santos católicos.

📖 No trecho acima, retirado do livro Um defeito de Cor, a escritora Ana Maria Gonçalves nos dá um exemplo de como essa prática de resistência se inseria no cotidiano das pessoas escravizadas.