Dia de Tiradentes

publicado: 21/04/2023 10h52, última modificação: 06/05/2023 09h42

🗓️ A data de 21 de abril é conhecida nacionalmente como o dia em que se celebra a memória de Tiradentes, aquele que se tornaria o mais conhecido dos “inconfidentes” (não por acaso o alferes Joaquim José da Silva Xavier, que viria a se tornar um mártir dos ideais republicanos inspiradores da Conjuração Mineira, era quem tinha situação econômica mais humilde entre os revoltosos, e o único a receber a pena capital).

📜 O que pouca gente sabe é que o Padre Rolim (antigo morador do casarão sede do Museu do Diamante), foi um dos adeptos mais aguerridos do movimento revolucionário denunciado em 1.789, encarregado de reunir tropas e armas para que a revolta se concretizasse também na Comarca do Serro Frio (onde estava situado o Arraial do Tijuco, atual Diamantina). Padre Rolim conheceu Tiradentes em Vila Rica, e pela documentação existente nos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, depreende-se que os dois tinham uma relação de amizade. Inclusive, o Padre recebeu de Tiradentes o apelido de “Herói do Serro”!

📚 FONTE: Roberto Wagner de Almeida. Entre a Cruz e a espada: a saga do valente e devasso Padre Rolim. Editora Paz e Terra, 2002.