A História por trás dos objetos

publicado: 06/05/2023 10h09, última modificação: 06/05/2023 10h09
Fotos: Ramon Duarte

📖 Ao ler o trecho do livro Um defeito de cor, que traz o olhar de uma criança escravizada sobre os objetos da “casa-grande”, poderíamos ter a impressão de que a autora descreve parte do acervo do Museu do Diamante: móveis, enfeites, louças importadas da Europa, objetos de materiais nobres, que chamam a atenção para o contraste entre o luxo em que viviam os “senhores” ante a precariedade que marcava a existência das populações escravizadas.

🪑 Durante muito tempo, os museus brasileiros foram concebidos para guardar a cultura material da elite branca, em detrimento das memórias dos povos originários e de matriz africana. Por isso, ao visitar um museu, é importante observar os objetos através de um olhar crítico.

🤔 Dessa forma, o Museu do Diamante convida você a se colocar no lugar da narradora do trecho acima: quais histórias estão ocultas e podem ser contadas através dos objetos?