Julho é o mês das férias, então que tal viajar com a gente através da coleção de objetos de transporte do acervo do MD?

Férias no Museu do Diamante

Julho é o mês das férias, viaje com a gente através da coleção de objetos de transporte do acervo do MD?

publicado: 17/07/2023 20h25, última modificação: 24/08/2023 11h30

CAÇAMBA – Coleção de objetos de transporte do Museu do Diamante

🏇🏼 As caçambas, ou estribos, são acessórios de montaria que se prendem ao pé do cavaleiro, aumentando sua capacidade de permanecer na sela e controlar a montaria.

⚜️ O objeto da imagem é de uso feminino e em formato de chinelo, confeccionado em prata. Possui um design delicado, com ornamentos de frisos e motivos florais. A alça tem formato de ferradura, arrematada por aro ovalado e fixado nas laterais por parafusos.

FREIO DE CAVALGADURA – Coleção de objetos de transporte do Museu do Diamante

🏇🏼 Os acessórios de montaria podiam ser objetos luxuosos, como este freio de cavalgadura do Século XIX confeccionado em prata e ornamentado com volutas e figuras humanas grotescas nos dois pinos laterais.

GUAMPA – Coleção de objetos de transporte do Museu do Diamante

🏇🏼 Os acessórios de montaria podiam ser objetos luxuosos, como esta guampa do Século XIX, confeccionada em prata e ornamentada com frisos, volutas e motivos florais. Destaque para os rostos de figuras grotescas em relevo na base superior do copo, com boca aberta e língua aparente.

⚜️ As guampas são grandes copos de montaria, como os copos feitos de chifre usados pelos tropeiros.

BAÚ DE VIAGEM – Coleção de objetos de transporte do Museu do Diamante

💼 Os baús eram, desde fins da Idade Média, objetos utilizados para guardar roupas e objetos, mas também para transportá-los durante as viagens. Em Portugal, baús de couro pintado com fechaduras de metal amarelo e tachas, de influência hispano-árabe, apareceram por volta do séc. XV. O baú deve ter chegado ao Brasil com os primeiros colonizadores e foi usado, no interior, como mala. No período colonial, entre os móveis rústicos aqui executados há muitas referências a canastras encouradas como o baú de viagem e baú de tropeiro. Modelos semelhantes foram repetidos em Minas e outras regiões, e neles as tachas formam diversos desenhos (corações, flores, etc) ou trazem iniciais e datas, como estes dois exemplares do nosso acervo, que datam do século XIX.

📚 Fonte: MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999. Pág. 50.

LITEIRA – Coleção de objetos de transporte do Museu do Diamante

⚜️ As liteiras de tração animal era utilizadas, sobretudo, para pequenas viagens. O exemplar do MD é confeccionado em madeira pintada e possui duas aberturas laterais para entrada do passageiro. As janelas possuem treliças para ventilação em palhinha trançada, e a parte interna contém bancos de madeira com estofamento em tecido. Este exemplar possui também um monograma com as iniciais “M” e “S”, pois pertenceu ao Monsenhor Santos: Dom João Antonio dos Santos, 1º Bispo de Diamantina e fundador da Fábrica de Tecidos do Biribiri, durante o século XIX.