Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Diamante

.

Conheça um pouco do nosso acervo fotográfico

.

publicado: 01/02/2024 12h51, última modificação: 01/02/2024 12h51
As imagens acima, de data e autoria desconhecida, mostram a alegria, o sorriso e o brilho no olhar de 3 crianças se divertindo, brincando na rua numa época em que os videogames e celulares ainda não haviam se tornado febre entre os pequenos…

📅 Janeiro é o mês das férias! Que tal aproveitar os dias de descanso para conhecer um pouco do nosso acervo fotográfico? Fizemos uma seleção bem bacana de fotografias que remetem a lazer, descanso, passeios e brincadeiras: tudo aquilo que a gente mais quer nessas férias!

☝ A imagem acima, de autoria desconhecida, mostra uma criança com corte de cabelo e trajes de passeio que remetem à década de 1950, e que parece estar se divertindo junto à natureza…
☝ A imagem acima, de data e autoria desconhecida, mostra 3 figuras masculinas que posam para a fotografia diante de um automóvel (as roupas e a posse do automóvel indicam que os personagens da foto pertencem, provavelmente, a uma classe social abastada). As viagens a passeio em automóveis perpassam a história brasileira do século XX a partir de vários fatores: a construção de estradas e rodovias, a importação de automóveis, que se intensificou a partir da década de 1950, os hábitos de lazer e o poder aquisitivo das famílias brasileiras, entre outros.
✨ A imagem acima, de autoria desconhecida, mostra uma mulher tocando violão, rodeada por cinco figuras masculinas. A imagem, além de remeter à sociabilidade e à diversão proporcionada pela música e pelo passeio nas serras de Diamantina com suas belas paisagens, também é um documento interessante para se pensar algumas questões da história da cidade e do país: a tradição das serestas em Diamantina, e, sobretudo, o papel da mulher neste cenário, numa sociedade patriarcal onde os homens costumavam protagonizar a cena musical.