publicado: 15/04/2024 15h50, última modificação: 04/05/2024 15h21

MUSEU DO DIAMANTE 70 ANOS – a sede

🥳 No dia 12 de abril de 2024 o MD comemora 70 anos de existência! O Museu foi criado pela Lei nº 2.200, de 12 de abril de 1954, e de lá pra cá foram muitas histórias, memórias, desafios e conquistas! Vamos conhecer um pouco da trajetória do Museu do Diamante?

📖 O MD tem como sede o casarão onde viveu Padre Rolim, construído no século XVIII. A casa foi confiscada por “crime de Inconfidência”, leiloada e arrematada por José Soares Pereira da Silva em 1799 (dez anos após a Conjuração Mineira), pela quantia de um conto, cento e vinte e oito mil cento e cinquenta réis. Não conseguindo pagar a dívida à Real Fazenda, Pereira da Silva vende o imóvel pela mesma quantia que fora arrematado a Ana Clara Freyre em 1809.

🏚️ Já no século XX, em 1943, o imóvel foi desapropriado e declarado de utilidade pública, através do Decreto-Lei 5746, tendo passado ao domínio da União. Os então proprietários, Carlos Diniz Pinto e sua mulher Maria Julia de Souza Pinto, receberam como indenização a quantia de 150 mil cruzeiros. Tiveram início então os trâmites para as obras de restauro do casarão, levada a cabo pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN, atual IPHAN). As reformas foram concluídas em meados da década de 1940.

💎 Atualmente o casarão encontra-se interditado e o acervo do Museu do Diamante está temporariamente exposto na Casa de Chica da Silva. A sede do MD passará por um novo processo de restauro e em breve estará de portas abertas para receber você com uma grande festa!

📸 Fotos 1, 2 e 3 – Assis Horta (fotógrafo diamantinense e funcionário do SPHAN) – década de 1940 – Arquivo fotográfico MD

📸 Foto 4 – Sede atual do MD – (Sylvana Lobo)

🌎 Fonte: FASSY, Marcela. MUSEU DO DIAMANTE, DIAMANTINA, MG: o projeto de construção de uma identidade nacional por meio da criação de museus em Minas Gerais pelo SPHAN nas décadas de 1940-1950. Dissertação apresentada ao programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas/UFVJM. Diamantina, 2016.