MD 70 anos – O Acervo

publicado: 09/05/2024 14h24, última modificação: 09/05/2024 14h24

💎 MUSEU DO DIAMANTE 70 ANOS – O acervo

🎉 No dia 12 de abril de 2024 o MD comemorou 70 anos de existência! O Museu foi criado pela Lei nº 2.200, de 12 de abril de 1954, e de lá pra cá foram muitas histórias, memórias, desafios e conquistas! Vamos conhecer um pouco da trajetória do Museu do Diamante?

📜 Confira Outros objetos foram incorporados ao acervo do MD ao longo das décadas seguintes, através de compras e de doações, como por exemplo:

🧶 O Pano de boca do antigo Teatro Santa Izabel, com pintura de inspiração neoclássica executada em 1841 e atribuída a Estanislau Antônio de Miranda (doação);

🎹 O piano com entalhe em marfim fabricado na Inglaterra no século XIX, que consta ter pertencido ao maestro diamantinense João Baptista de Macedo, o “Pururuca”, doado pelo funcionário do SPHAN João Brandão Costa;

💍 O medalhão de prata e pedras semipreciosas do século XIX, vendido ao Museu pelo Monsenhor José Pedro Costa, diretor do Museu do Diamante desde sua criação até 1957;

💼 Um baú de viagem do século XIX com as iniciais D.G.A., doado por Ana de Alcântara.

📸 Imagens: Arquivo MD.

🌎 Fonte: FASSY, Marcela. MUSEU DO DIAMANTE, DIAMANTINA, MG: o projeto de construção de uma identidade nacional por meio da criação de museus em Minas Gerais pelo SPHAN nas décadas de 1940-1950. Dissertação apresentada ao programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas/UFVJM. Diamantina, 2016.