Destaque do acervo – CRIVOS

publicado: 15/07/2024 21h46, última modificação: 06/09/2024 09h44

🏛️ CONJUNTO DE CRIVOS COM ESTOJO – Destaques do acervo MD

✨ Que tal conhecer alguns destaques do nosso acervo?

💎 Os crivos eram utilizados para a classificação do diamante. Você já deve ter ouvido a expressão “passar pelo crivo de alguém”… Este conjunto é composto por oito unidades confeccionadas em metal dourado (latão) com orifícios para classificação do diamante. Os orifícios menores eram adequados aos diamantes menores, e assim por diante. O quilate do diamante, que está relacionado ao tamanho da pedra, é um dos critérios para aferição do seu valor, juntamente com a cor, a pureza e o corte.

📸 Este conjunto integrante do nosso acervo apresenta estojo em caixa cilíndrica em metal, com tampa circular e parte central interna composta por chapa perfurada de metal. Foi fabricado em Amsterdã (Holanda) no século XIX, por Wm Linderman & C°.

ℹ️ Fonte: Inventário Museológico MD.