Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Diamante

Exposições 2019

XII Exposição de orquídeas

A “XII Exposição de orquídeas” foi realizada pelo Museu do Diamante/Ibram e a Sociedade Orquidófila Diamantinense, no período de 15 a 17 de março de 2019 e contou com a participação de colecionares de orquídeas de Diamantina e de outras regiões.

Rolim – As faces de um padre

A exposição “Rolim – As faces de um padre” ocorreu no contexto das comemorações de 65 anos Museu do Diamante/Ibram, no período de 17 de abril a 10 de maio de 2019. A mostra contou com a participação de artistas convidados que elaboram suas próprias representações do Padre Rolim, o mesmo convite foi feito aos visitantes que após conhecer um pouco sobre a história produziram interpretações da figura do Padre.

Saiba mais 

Festa do Divino Espírito Santo

A exposição “Festa do Divino Espírito Santo” foi realizada no Museu do Diamante/IBRAM  pela Prefeitura de Diamantina e a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, no período de 21 de maio a 6 de junho de 2019. A mostra apresentou peças históricas e religiosas  pertencentes a Igreja do Amparo e profanas que foram utilizadas em Impérios do Divino Espírito Santo. 

Saiba mais

Mestres Calceteiros: A história não contada

A exposição “Mestres Calceteiros: A história não contada” foi contemplada pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2019 – Ocupa Museu do Diamante/Ibram e ocorreu no período de 19 de junho a 7 de julho de 2019. A mostra apresentou fotografias das manifestações artísticas cravadas nas pedras durante o processo de calçamento das vias públicas de Diamantina, no processo de modernização das ruas da cidade em 1938.

Raízes

O Encontro de Inverno de Diamantina 2019 foi realizado com o apoio do Museu do Diamante/Ibram, que abriu suas portas para receber a exposição “Raizes”, da artista Eliete Catraio, no período de 10  a 17 de julho de 2019.

Exposição En[ ]adros

A exposição “En[ ]adros” com desenhos personalizados da desenhista Aurélia Cruz ocorreu no Museu do Diamante/Ibram, no período de 1º a 18 de agosto de 2018 e apresentou a mostra de faces de pessoas enquadradas no papel, entre os homenageados nessa exposição estavam os artistas Raquel Galiciolli e Marcelo Brant.

Saiba mais 

Bonecas que contam histórias

A exposição “Bonecas que contam histórias”, com Calebe Silva Ribeiro e Mariana Miranda, foi mais um trabalho contemplado pelo 2º Edital de Chamamento Público nº 01/2019 – “Ocupa Museu do Diamante/Ibram”, ficou em mostra no período de 13 à 28 de setembro de 2019. Essa exposição trouxe a história das bonecas Abayomis, conta-se que essas tiveram suas origens no período da escravidão e eram confeccionadas com pedaços de panos nos navios negreiros pelas mulheres africanas com objetivo de acalmar seus filhos.

Saiba mais

Parque Estadual do Biribiri

O Museu do Diamante recebeu no período de 19 a 22 de setembro de 2019 a exposição “Parque Estadual do Biribiri”, que colocou em mostra fotografias a bela paisagem natural do parque, cuja cobertura vegetal nativa é composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria, na fauna destaca algumas espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.

Para Além dos Diamantes: coco e ouro em Diamantina

A exposição “Para além dos Diamantes: coco e ouro em Diamantina”, das artistas Raquel Galiciolli e Elisa Grossi Fabrino, foi realizada no Museu do Diamante/Ibram , no período de 1 a 13 de outubro de 2019. Essa exposição  propiciou  aos visitantes uma viagem histórica sobre a indústria joalheira em Diamantina que se desenvolveu ao longo do século XIX. A amostra apresentou o trabalho dinâmico de Elisa Grossi Fabrino que dispôs dos seus ESTAMPOEMAS para o diálogo com as fotografias de Raquel Galiciolli que expôs as mãos do artífice Toninho Pádua e suas significativas joias de Coco e Ouro.

Mantos Virgens

A exposição “Mantos Virgens”, do artista, diamantinense Marcelo Brant, ficou em amostra no Museu do Diamante/Ibram, no período de 2 a 11 de outubro de 2019, e  fez parte da programação do 5º Festival de História em Diamantina.

O Homem e a Natureza

A exposição “O Homem e a Natureza”, do artista Herivelton Silva, foi realizado no Museu do Diamante/Ibram através do 2º Edital “Ocupa Museu do Diamante/Ibram, no período de 18 de outubro a 4 de novembro de 2020.

Por Trás do Exposto

A exposição “Por trás do Exposto” foi elaborada pelo Museu do Diamante para apresentar as práticas que integram o cotidiano das instituições museológicas e que não são vistas pelo visitante, como a conservação preventiva do acervo, restaurações, organização das reservas técnicas, entre outros. Essa mostra expôs imagens da vivência profissional da equipe do Centro de Conservação e Restauro (CECOR), da Escola de Belas Artes da UFMG e foi oferecida gratuitamente para o público no período de 23 de outubro a 10 de novembro de 2019.

Saiba mais

Comigo ninguém pode

A exposição “Comigo Ninguém pode” fez parte da programação do II Novembro Negro de Diamantina, que incluiu também a I Semana de Arte e Política: feminismo e negritudes. A mostra foi realizada no Museu do Diamante/Ibram, no período de 20 a 27 de novembro de 2019. 

Terra Queimada

A exposição “Terra Queimada”, dos ceramistas  Elizabeth March de Meira, Giovanna Lopes, Gracíola Rodrigues, Marilac Orland e Renato Holzinger,  foi mais um evento realizado através do 2 º Edital de Seleção Pública “Ocupa Museu do Diamante/Ibram”, que ficou em exposição  no período de 1 a 15 de novembro de 2019. A mostra apresentou conceitos poéticos, criação pictórica dos artistas e a vivencia com universo de possibilidades que o barro oferece.

Saiba mais

Vinde, Adoremos: Presépios

A exposição “Vinde Adoremos” foi realizada pelo Museu do Diamante em parceria com a Prefeitura Municipal de Diamantina, como parte das celebrações natalinas, no período de 19 de dezembro a 10 de janeiro. Essa mostra expôs os oratórios de lapinha, datados do sec. XVIII/XIX, com grupo escultórico representando a natividade. A exposição foi constantemente visitada por moradores da cidade, reconhecidos grupos de folia de Reis da região e por turistas.

Saiba mais